Jim Beam anuncia o lançamento de sua nova campanha no país. A marca responsável pelo bourbon nº1 do mundo, que possui mais de 225 anos de história e pertence a nipo-americana Beam Suntory, é também a terceira maior produtora mundial de bebidas destiladas.
A comunicação dessa campanha tem como objetivo posicionar a marca de forma genuína, reforçando assim seus principais pilares ao explicar quais são as características e possibilidades do Bourbon, uísque americano da região do Kentucky, além de conectá-lo ao churrasco assim como em sua origem – o Barbecue. Ao mesmo tempo, o projeto busca também mostrar que a bebida é democrática e permite que o consumidor abuse da criatividade para preparar drinques diversos, sem regras, e do seu jeito.
André-Rodrigues – Head de Marketing da Beam Suntory Brasil, elucida: “Queremos tornar Jim Beam ainda mais conhecida por seu público-alvo, além de educá-lo sobre como é possível consumir Jim Beam e criar drinques livremente com um bourbon de qualidade, em ocasiões gregárias – principalmente ao churrasco, tão comum entre americanos quanto brasileiros, tornando este momento entre família e amigos ainda mais especial.”
Tudo de bourbon. Isso é Jim Beam. Esse é o conceito que direciona a comunicação e mostra que Jim Beam é um autêntico bourbon que segue sua receita original a sete gerações; 75% milho, 12% cevada maltada, 13% centeio e 0% filtrado em carvão vegetal, valorizando assim o tempo e a tradição da família Beam – que há 7 gerações esforça-se pelo aperfeiçoamento da bebida. Para manter a essência dessa história no país, foi escolhido o “Tudo de Bourbon”, um cognato do “Tudo de Bom” que o brasileiro já usa para definir coisas boas, sensações, momentos e curtição. Por tudo isso, “Tudo de Bourbon” é muito além do que um jogo de palavras, é um posicionamento de marca poderoso que faz conexões com as origens de Jim Beam ao seu destino no Brasil.
“Jim Beam tem muita história, uma longa trajetória de sucesso e é uma bebida diferenciada pela originalidade e espírito americano. O nosso desafio foi fazer uma ponte entre os assets da marca internacional com algo que fizesse sentido para o consumidor nacional”, analisa Alexandre Ravagnani, Diretor Executivo de Criação, responsável pela campanha. “Não se tratava ‘abrasileirar’ e sim de, a partir de seu contexto e personalidade, fazer com que ela entrasse no mood do país sem perder sua essência”.
Já Daniel Rimoli, diretor de planejamento, destaca a estratégia de mostrar a versatilidade do produto, por meio de receitas de drinks em vídeos que serão publicados nas redes sociais da marca. “Jim Beam tem a capacidade de se conectar com os consumidores por meio dos sabores que eles mais reconhecem e apreciam”. Rimoli afirma, ainda, que as receitas também vão ajudar a marca em sua estratégia de SEO e, assim, recrutar novos consumidores a partir das buscas digitais.
O filme, que foi criado especialmente para o lançamento de Tudo de Bourbon. Isso é Jim Beam. foi produzido pela Sagaz Filmes e pela Blend Áudio, e tem a participação especial do empresário, açougueiro e influenciador Netão – referência no assunto churrasco com produtos de qualidade, e está à frente de uma das melhores casas de carnes da região, a Bom Beef. No time de influenciadores, juntam-se a ele como embaixadores da marca outros grandes nomes de chefs churrasqueiros, como Paula Labaki, Bruno Panhoca e Fagner. Assista ao filme aqui.
Foto: Divulgação