Em um ano de profunda recessão para o Brasil, um mercado tem mantido altas estimativas de crescimento e mostrado ótimos resultados. O setor de jogos para dispositivos mobile tem se destacado no País e espera, até o fim de 2015, arrecadar cerca de US$ 296,8 milhões, o que representa um aumento de 60,7% em relação ao ano passado.
Mesmo tendo boas previsões para os próximos anos, esse segmento ainda é pouco explorado por grandes marcas e empresas. Além de serem atrativos, os games para smartphones e tablets estimulam a conectividade de seus usuários, pois, em sua maioria, possibilitam o compartilhamento de resultados e pontuações.
Fotos: Reprodução/Google.
Nos últimos anos, muitas marcas investiram nos jogos eletrônicos para atrair a atenção de seus consumidores e aumentar o engajamento dos mesmos. A Nike, por exemplo, lançou em 2012 um game que era alimentado por atividades físicas. Para jogar o usuário precisava ter o Running App ou produtos FuelBand. O jogador iniciava a aventura como um prisioneiro de um mundo gelado, e o desafio era juntar pontos a partir de atividades corporais para escapar do cenário.
Mais recentemente, quem aproveitou essa onda “gamer” dos consumidores foi a operadora de telefonia TIM que lançou, no mês de outubro deste ano, uma plataforma voltada para o público infantil. O TIM Kids Criar tinha como objetivo proporcionar atividades educativas para crianças por meio de um aplicativo, e usando a dinâmica dos jogos para mobile.
A Ypê também utilizou dessa estratégia para divulgar a linha Multiusos Ypê. O “Batalha Multimonstros” possui um dinâmica de batalhas além de dicas e informações sobre os novos produtos da marca.
No entanto, mesmo com o diversas empresas investindo na criação de games, esse tipo de abordagem ainda não é comum. Isso, em uma época na qual a interação e o entretenimento andam juntos, é praticamente jogar uma oportunidade de ouro pela janela.
Em 2014 o mercado de smartphones no Brasil atingiu 54,0 milhões de unidades em 2014, 76,1% do total de celulares comercializados. Somando as estimativas do setor de games e do segmento de dispositivos mobile fica evidente a grande oportunidade das marcas em apostar nessa tendência que já se revelou muito lucrativa. Um exemplo disso, foi a venda do popular game Candy Crush por U$ 6 bilhões.
Produzidos de forma criativa, e usados de maneira estratégica, os jogos eletrônicos são uma plataforma certeira para uma ação de marketing de sucesso.