A 13ª edição da pesquisa Marcas dos Cariocas, realizada pelo jornal O GLOBO em colaboração com a TroianoBranding, revela que a Havaianas foi eleita, pela quarta vez consecutiva, a marca que mais tem a cara do Rio de Janeiro, enquanto Uber continua como a favorita dos cariocas pelo terceiro ano.
O estudo, que foi revelado em 15 de dezembro, identifica as marcas de produtos e serviços mais admiradas pelos cariocas em 39 categorias de negócios, considerando 5 dimensões: qualidade, preço, respeito, identidade e evolução.
Além de iniciativas de rankings de marcas que trazem um olhar nacional, o Marcas dos Cariocas olha as particularidades do carioca, revelando as marcas que geram maior engajamento com ele.
O ranking geral teve o Uber, que também foi o campeão do seu setor, como marca mais admirada e a Smart Fit novamente ocupando o segundo lugar, seguidos por Coca-Cola, Samsung e BR Petrobras no TOP 5. A marca que tem mais respeito pelo consumidor é a Samsung, enquanto O Boticário é a que mais respeita o meio ambiente.
Uma vez que a preferência dos pets cariocas não poderia ser deixada de lado, a marca que mais está presente no dia a dia deles é a Pedigree. Nesta edição, ainda foi lançada a categoria meios de pagamento, que contou com a liderança do PicPay.
“Há 13 anos somos responsáveis por conduzir o Marcas dos Cariocas e vejo a contribuição do O Globo como uma grande demonstração de seu compromisso com a população da cidade do Rio de Janeiro. Se por um lado, para o mercado, o Marcas dos Cariocas traz uma importante ferramenta para a gestão das marcas, por outro, entrega aos leitores, um rico material que espelha suas preferências” disse Cecília Russo Troiano, Diretora Geral da TroianoBranding e responsável pelo estudo.
Foram realizadas 2.175 entrevistas na primeira fase, com o objetivo de identificar as marcas dentro de cada categoria. Já na segunda fase, que busca construir o ranking por categoria, 2.292 entrevistados apontaram qual marca está mais associada a cada uma das 5 dimensões (qualidade, preço, respeito, identidade e evolução), respeitando a distribuição das variáveis sexo e idade da população da área metropolitana do Rio de Janeiro, com base nos dados fornecidos pelo IBGE.
O ranking completo, com as 5 primeiras marcas de cada categoria, está na revista Marcas dos Cariocas, publicada no jornal O Globo, que traz análises, reportagens especiais e entrevistas exclusivas com as vencedoras.
Confira o resultado do Marcas dos Cariocas 2022:
– ACADEMIAS DE GINÁSTICA
- Smart Fit
– APARELHOS DE CELULAR E TABLET
- Samsung
– APLICATIVOS DE SERVIÇO DE TRANSPORTE URBANO
- Uber
– ARTIGOS ESPORTIVOS
- Nike
– AUTOMÓVEIS (FABRICANTES)
- Honda
– BANCOS
- Nubank
– CAFÉ
- Pilão
– CERVEJA
- Heineken
– CLÍNICAS E HOSPITAIS PARTICULARES
- Grupo D’Or
– COMPANHIAS AÉREAS
- GOL
– COMPUTADORES
- Samsung
– COSMÉTICOS
- O Boticário
– ELETRODOMÉSTICOS
- Brastemp
– EMPRESAS DE TURISMO
- Decolar
– ESCOLA DE IDIOMAS
- Cultura Inglesa
– FARMÁCIAS
- Drogaria Pacheco
– FAST-FOOD
- McDonald’s
– HIGIENE PESSOAL
- Natura
– IMÓVEIS (CONSTRUTORAS)
- MRV
– LOJAS EXCLUSIVAS DE MÓVEIS E DECORAÇÃO
- Tok&Stok
– MARCAS DE PRODUTOS E SERVIÇOS VARIADOS PARA O DIA A DIA DOS PETS
- Pedigree
– MARCAS QUE RESPEITAM O CONSUMIDOR
- Samsung
– MARCAS QUE RESPEITAM O MEIO AMBIENTE
- O Boticário
– MARCAS QUE SÃO A CARA DO RIO
- Havaianas
– MEIOS DE PAGAMENTO
- PicPay
– MODA FEMININA
- C&A
– OPERADORAS DE CELULAR
- Claro
– OPERADORAS DE TV POR ASSINATURA
- Sky
– PLANOS DE SAÚDE
- Amil
– POSTOS DE COMBUSTÍVEL
- BR Petrobrás
– PROTETOR SOLAR
- Sundown
– REFRIGERANTES
- Coca Cola
– RESTAURANTES
- Outback
– SEGUROS
- Porto Seguro
– SHOPPING CENTER
- BarraShopping
– SITE DE COMPRAS
- Shopee
– SORVETES
- Nestlé
– SUPERMERCADOS
- Guanabara
– UNIVERSIDADES PARTICULARES
- Estácio