Kaiser, cerveja lager do portfólio da Heineken Brasil, lança sua campanha “Pela Volta do Futebol de Verdade” e convoca os ex jogadores Túlio Maravilha, Vampeta e Dadá Maravilha a resgatarem os velhos tempos do esporte e trazerem de volta a cultura de dribles, a fome de bola, a raça e a emoção que transformavam cada partida em uma verdadeira final de campeonato.
A campanha multifacetada assinada pela Talent Marcel traz diferentes pontos de vista sobre o que era o futebol de verdade e como ele foi perdendo a sua essência. Ao mesmo tempo, convida o público a pedir a volta da autenticidade e da raça nos gramados.
A comunicação trará filmes para a TV, spots de rádio, peças de mídia exterior e digital em que os ex jogadores – personalidades marcantes dentro e fora de campo – trazem o assunto com bom humor. A ideia é pedir aos fãs de futebol para retomarem as tradições do esporte mais amado do Brasil.
O enredo do filme se passa em um bar, onde Túlio, Vampeta e Dadá se encontram e acabam discutindo os rumos do futebol. Em um dos filmes, Vampeta finge comemorar um gol, tira a camisa e acaba tomando um cartão vermelho do garçom, a autoridade máxima dentro do boteco.
“A marca Kaiser valoriza o lado positivo do comportamento masculino, simples, sincero e direto ao ponto, sempre com bom humor. Nesse contexto, nada se identificaria mais com o público-alvo da marca que o insight dessa campanha: o futebol está perdendo sua essência. Com “Pela Volta do Futebol de Verdade”, queremos estimular uma reflexão sobre o que era o futebol de antigamente e estimular a volta da autenticidade, objetividade e simplicidade aos gramados.” diz Gustavo Hila, gerente de Marketing de Kaiser. A campanha terá foco regional, voltado para as principais praças da marca.
“O insight da campanha parte do resgate do futebol com mais identidade e irreverência, onde os jogadores tinham atitude e opinião de verdade. É praticamente um consenso que, hoje em dia, esse universo ficou muito pasteurizado, sem surpresas. E a Kaiser, marca que valoriza essa essência, vem a público expressar sua opinião sobre o assunto. Para isso, o conceito foi trabalhado de forma integrada com diversas áreas da agência para oferecer uma entrega criativa completa, com peças para diferentes canais e plataformas, como o digital, para gerar e destacar o maior número de conversas do consumidor. E como o tema é rico e gera muito assunto, quem gosta de cerveja e futebol acaba participando da campanha naturalmente.”, afirma Rodrigo Tórtima, diretor de Criação da Talent Marcel.