Mídia

Kwai realiza primeira edição do Prêmio Kwai

Com quatro categorias especiais, o evento vai reconhecer artistas, agências e marcas que se destacaram ao longo do ano no aplicativo.

O Kwai, app de criação e compartilhamento de vídeos curtos e com mais de 48 milhões de usuários em território nacional, anuncia a primeira edição do “Prêmio Kwai” no Brasil. 

O evento, que será comandado pela apresentadora Kenya Sade e pelo humorista Ed Gama (Porta dos Fundos), é realizado pela plataforma para reconhecer criadores de conteúdo, artistas, agências e marcas que se destacaram no aplicativo durante o ano. A premiação será realizada dia 26 de setembro, das 19h às 23h, no Auditório do Ibirapuera, em São Paulo, e também será transmitida ao vivo no perfil do Kwai no app. Entre as atrações da noite, estão apresentações musicais da cantora Pocah e do grupo LightWire.

Os vencedores serão escolhidos por meio de diferentes critérios, que vão desde voto popular a júri interno. De casos de sucesso aos destaques em diferentes tipos de conteúdos, as categorias reúnem as melhores produções dentre as agências parceiras e os criadores de verticais como mininovelas, música e entretenimento. 

“A primeira edição do Prêmio Kwai marca um grande momento para a plataforma e os criadores, artistas e agências que fazem parte da comunidade no Brasil. É um momento para reconhecer os talentos nacionais, mas também celebrar a inovação, criatividade e o crescimento do aplicativo no país. Estamos empolgados por reunir todos que brilham e fazem parte dessa jornada, e compartilhar esse momento especial em uma grande celebração”, comenta Claudine Bayma, diretora-geral do Kwai Brasil.

Categorias do Prêmio Kwai 2023 

No ano passado, o Kwai trouxe, para o Brasil, um novo modelo de criação de conteúdo feito exclusivamente para a plataforma, que são as mininovelas e minisséries roteirizadas para o formato vertical com episódios de até dois minutos. Chamado de TeleKwai, o projeto empodera a produção amadora e semiprofissional da dramaturgia brasileira com diferentes gêneros e histórias. Para esta categoria, os interessados puderam se cadastrar pela plataforma e a votação ficou por conta do público que pode escolher seus favoritos nas subcategorias: Melhor Atriz, Melhor Ator, Melhor Revelação, Melhor Série, Melhor Edição, Melhor Roteiro Original e Melhor Inovação.

A categoria Estrela Kwai vai premiar o artista ou celebridade que produz conteúdo na plataforma. Os indicados foram selecionados pelo júri interno com base no desempenho dentro do aplicativo e reúne nomes como: Lumena, João Gomes, Thaynara OG, Ana Castela e Wesley Safadão. 

Já o Kwai Top 100 vai premiar 100 criadores que produzem conteúdo original de alta qualidade e desempenho no aplicativo, e os escolhidos serão selecionados com base na votação popular e na performance na plataforma. Assim como em TeleKwai, os interessados puderam se inscrever nesta categoria para passar pelo aval do público e os vencedores serão conhecidos durante o evento

Na categoria especial Tamo Junto, o Kwai quer honrar as melhores agências de conteúdo parceiras do ano, que estiveram em campanhas com marcas e projetos comerciais. Serão cinco subcategorias com indicações feitas por um júri interno com base em dados de desempenho, resultados, participação e qualidade geral. A premiação celebrará as melhores nas subcategorias: agência parceira; inovação de conteúdo; cooperação com marcas; desempenho no TeleKwai; e mais influente da indústria. 

Investimentos da plataforma no Brasil

Recentemente, o Kwai divulgou um levantamento interno, realizado entre março de 2022 e abril de 2023, que revela o investimento de mais de US$ 52 milhões apenas em seu programa de parcerias com criadores de conteúdo, com grande destaque para o exclusivo projeto de mininovelas TeleKwai, que foi fundamental para impulsionar o crescimento e o sucesso da empresa no mercado brasileiro. O investimento atingiu mais de 32 mil criadores de conteúdo, que durante esse período produziram cerca de 6,7 milhões de vídeos, alcançando mais de 185 bilhões de visualizações. 

De acordo com a diretora-geral do Kwai no Brasil, o objetivo do aplicativo é se consolidar, cada vez mais, no mercado e aumentar sua comunidade de criadores e usuários. “Queremos fortalecer ainda mais nosso relacionamento com a comunidade do Kwai no Brasil e oferecer uma plataforma de qualidade, democrática e com conteúdos diversos para os usuários. Nosso objetivo é criar e oferecer cada vez mais novas oportunidades em categorias diversas, como música, esportes e games, além de ampliar os investimentos em transmissões ao vivo em diferentes segmentos”, finaliza Claudine Bayma.

Foto: Divulgação