A sociedade tem se mostrado cada vez mais disposta a superar práticas preconceituosas, aponta a pesquisa Twitter Trends Brasil.
O levantamento revelou um aumento de 345% nas conversas sobre representatividade e igualdade na plataforma.
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Levando em consideração apenas o tema da representatividade, houve um crescimento de 36% no número de tweets, revelando como a luta por direitos, inclusão e aceitação mobilizou as pessoas em conversas incluindo hashtags como #DiaDasMulheres, #LGBT e #ConscienciaNegra.
O preconceito racial foi destaque na plataforma durante o período analisado e registrou um crescimento de 781% no volume de conversas. No Brasil, a hashtag #VidasNegrasImportam teve mais de dois milhões de menções em 2020, mobilizando o debate em torno do racismo no país.
As conversas contra a discriminação de classe, gênero, raça, religião e política ganharam fôlego na rede com aumento de 66% durante os dois anos da pesquisa.
“O Twitter tem essa incrível característica de unir pessoas e seus propósitos em um ambiente comum. Há conversas surgidas na plataforma que crescem tanto a ponto de se tornarem verdadeiras causas de toda a sociedade. Foi o caso da hashtag #BlackLivesMatter, ou #VidasNegrasImportam, que extrapolou o virtual e ganhou as ruas por meio de manifestações em todo o mundo, inclusive no Brasil.”, explica Camilla Guimarães, gerente da área de pesquisa do Twitter Brasil.
As conclusões do levantamento foram feitas com base na análise de bilhões de Tweets, organizados em mais de 300 mil tópicos de conversas, por mais de dois anos.
O estudo foi realizado em parceria com a Black Swan Data, líder em previsões de tendências com base em inteligência artificial, e a Crowd DNA, especialista em cultura e semiótica da linguagem. Para isso, foram consideradas duas métricas – alto volume e alto crescimento – de dezembro de 2018 a novembro de 2020.
O Twitter Trends Brasil traz tendências culturais divididas em cinco grandes temas abordando cultura criativa, tecnologia, cotidiano, identidade e autocuidado.