O Spotify apresentou sua Retrospectiva 2022 e revelou os rankings dos mais escutados no Brasil e no mundo. Dentro de tantas análises, uma chama a atenção: o que fez sucesso entre a Geração Z.
Esses jovens fazem parte de uma geração altamente engajada com o áudio digital. De acordo com o relatório global de tendências anual do Spotify, Culture Next, só no primeiro trimestre de 2022, os usuários de 18 a 24 anos ouviram mais de 578 bilhões de minutos de música no Spotify – mais do que qualquer outro grupo.
Além disso, o streaming médio de podcasts da geração Z no Brasil aumentou 56% no Spotify no primeiro trimestre de 2022 comparado ao mesmo período de 2021. Hoje, 59% dos brasileiros de 18 a 24 anos escutam podcasts semanalmente.
O podcast mais escutado pela GenZ no Brasil foi o “Podpah”, apresentado por Igão e Mitico, mas, infelizmente, nem no Top 5 mundial eles apareceram. Joe Ragan foi a voz mais escutada do mundo, com seu podcast exclusivo do “Spotify The Joe Rogan Experience”.
Para a alegria das Américas, o grande destaque musical do ano é latino! O artista porto-riquenho Bad Bunny se consagrou o Top 1 das paradas no Spotify, com duas músicas entre as cinco mais ouvidas: “Me Porto Bonito” e “Tití Me Preguntó”, terceira e quarta colocadas, respectivamente. A obra de maior sucesso do ano entre a Geração Z foi “As It Was”, do cantor britânico Harry Styles.
Já no Brasil, os deuses da música agraciaram esse ano: Marília Mendonça foi a artista de 2022. A cantora faleceu no final de 2021, após um acidente aéreo, mas seu legado musical não foi esquecido entre a Geração Z.
Sucesso nas redes sociais, Malvadão 3, do rapper Xamã, foi a música brasileira do ano, seguida “Vampiro”, do Matuê, e a versão ao vivo de “Mal Feito”, da dupla Hugo e Juliano.