O ano de 2021 ultrapassou o pico de 2016 em valores investidos em martechs, as startups voltadas para soluções inovadoras de marketing, com US$ 20 milhões investidos no setor nos primeiros dois meses.
O levantamento mostra que a maior parte das martechs que surgiram nos últimos tempos são voltadas para o atendimento ao cliente, o que é natural, com a importância cada vez maior da internet dentro do processo de vendas e a importância da fidelização.
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Startups com esse foco representam hoje 15% do setor, a maior fatia. Mais de 70% delas foram criadas nos últimos 10 anos.
O volume foi alcançado com o aporte na RocketChat de US$ 19 milhões. Em 2016 a Pipefy recebeu um valor de US$16 milhões. Os números são do Inside Martech Report, relatório mensal realizado pelo Distrito Dataminer, braço de inteligência de mercado da empresa de inovação aberta Distrito.
Houve,-no entanto, uma queda no número de deals nos últimos oito anos, mostra o levantamento. Foram apenas três feitos até agora em 2021. Até então, o ano com o menor número de aportes no primeiro bimestre era 2019, com quatro. De 2013 a 2016, foram nove em cada ano.
Foram feitas ainda três fusões e aquisições em janeiro e fevereiro: o Grupo Nuvini anunciou a aquisição da startup curitibana de automação de marketing digital Leadlovers; a Cortex adquiriu a startup ITB360, especializada na coleta de informações sobre companhias para inteligência de vendas; e a Corebiz adquiriu a Mobfiq, plataforma mobile de aplicativos para e-commerce.