A Mastercard acaba de lançar sua nova campanha de marketing: “Facilita, paga no débito Mastercard”, que tem como objetivo incentivar os consumidores a utilizarem o cartão de débito em substituição ao dinheiro nas transações de baixo valor.
O Conceito foi desenvolvido pela agência WMcCANN e está em linha com a meta do Banco Central de diminuir a quantidade de dinheiro em espécie no país.
“Temos um desafio de negócio que é fazer com que as pessoas que ainda utilizam o dinheiro como meio preferencial de pagamento em transações de baixo valor, passem a adotar o débito. Nossa nova campanha endereça esse objetivo e é um exemplo de como o Marketing pode, e deve, estar alinhado à estratégia de negócio da empresa”, afirma Sarah Buchwitz, vice-presidente de marketing & comunicação Brasil e Cone Sul da Mastercard.
De acordo com a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (ABECS), apenas 32,6% das transações familiares são feitas por meios eletrônicos de pagamento, o que demonstra o potencial de crescimento desse mercado no país. Por isso, a campanha destaca os três principais benefícios oferecidos pelo débito: conveniência, segurança e acesso a um programa de fidelidade que oferece benefícios conectados ao dia a dia do consumidor.
A conveniência de pagar com débito está em sua rapidez e ampla aceitação, além de não gerar problemas com troco. O débito também mantém o usuário mais seguro. Em caso de roubo e perda, por exemplo, basta cancelar o cartão e solicitar outro. Além disso, os meios eletrônicos de pagamento possuem uma série de camadas de segurança nas transações, que evitam fraudes e garantem compras mais seguras para os comerciantes.
Já o cenário macroeconômico mais desafiante é um incentivo para o consumidor buscar ofertas em programas de fidelidade, que acabam ampliando o seu poder de compra, fazendo com que o seu dinheiro renda mais.
O cartão de débito Mastercard pode ser cadastrado na plataforma Surpreenda, o programa de fidelidade da empresa, em que o consumidor compra 1 produto e ganha outro de igual ou menor valor dentro de uma relação selecionada de produtos. A cada transação realizada, o portador acumula 1 ponto e, a partir de determinada quantia, consegue resgatar descontos em roteiros de viagem, ingressos de cinema, e muito mais.
Com tom provocador e educativo, as peças simulam situações do cotidiano como exemplos para a substituição do dinheiro pelo débito. Centrada na jornada do consumidor, a campanha terá ativações em mídia Out of Home (como pontos de ônibus, relógios de rua e estações de metrô), redes sociais, mídia programática e também no aplicativo de trânsito Waze.
Além disso, a marca fará duas ativações de merchant na TV aberta nos programas Mais Você e Vídeo Show. As duas principais peças de ativação serão São Paulo e Rio de Janeiro.
“Desenvolvemos essa campanha de uma forma bastante conectada à missão da Mastercard, que é criar um mundo além do dinheiro”, finaliza Sarah.