Mídia

Mercado Livre cria coreografia de voguing baseada em manifesto de pessoas trans

Produzida para o Dia Nacional da Visibilidade Trans, a campanha usou a dança para transmitir de modo leve o debate para mais pessoas.

Em tempos como os atuais, em que dancinhas viralizam rapidamente na internet, já parou para pensar se uma coreografia conseguisse transmitir uma mensagem importante para milhares de pessoas? 

Este é o desafio proposto pelo Mercado Livre em sua campanha ‘Passos para Visibilidade’, que tem como meta expandir a visibilidade e importância do Dia Nacional da Visibilidade Trans, comemorado no último sábado, 29 de janeiro.

Leia também: QuintoAndar cria campanha com destaque para a importância da moradia

Criada para tratar cada vez mais sobre o tema de maneira consciente e chamar atenção para as histórias e direitos das pessoas trans, a campanha se baseou nas reivindicações da comunidade trans para produzir passos de dança. 

Produzida em colaboração com a GUT São Paulo, agência global e independente responsável pelo posicionamento institucional da marca, ‘Passos para Visibilidade’ buscou inspiração em manifesto coletivo, assinado por Luh Maza, primeira roteirista trans e negra do Brasil, com reivindicações coletadas em meio à comunidade trans do Mercado Livre, durante alguns bate-papos com o grupo de afinidade e seus colaboradores e colaboradoras trans. 

Através do manifesto, foram selecionadas palavras-chave para representar a luta trans e exaltar esta comunidade: liberdade, cidadania, união, coragem e igualdade.

“Estamos falando de visibilidade e o que sinto é que a intenção do Mercado Livre foi justamente emprestar seu poder de visibilidade para a discussão da pauta trans. Foi quando aceitei a proposta de desenvolver essa campanha que tem o olhar trans no DNA desde o início a partir de depoimentos de colaboradores trans do próprio Mercado Livre”, declara Luh Maza, que também reforça a importância da representatividade da campanha em toda a produção. 

“Meu maior orgulho foi ter feito o filme com uma equipe transcentrada, ou seja, formada por maioria de pessoas trans. Não só porque festejamos nossas conquistas que pavimentaram este encontro, mas também porque mandamos um recado importante ao mercado audiovisual mostrando que existimos e estamos capacitados para diferentes funções criativas”, acrescentou a roteirista.

Fora impulsionar debates sobre a questão, a campanha também enaltece a arte e cultura da comunidade trans através do voguing, estilo de dança que surgiu dentro dos ballrooms, entre as décadas de 60 e 80, e criado por pessoas trans negras, latinas e periféricas dos EUA. 

Com esse objetivo, a bailarina Zaila Barbosa, mulher trans e participante dos coletivos auto-organizados de apoio a pessoas LGBTQIA+ House of Zion e Casa de Candaces, coreografou a performance do filme, se inspirando na importância do movimento de expressão de identidade de gênero com o uso da arte corporal.

“Pensando onde estão nossas corpas e como eu poderia me manifestar com esse convite, pego minha bagagem e compartilho com o todo para que seja um momento no qual eu olhe e veja, na prática, a visibilidade que essa data traz de fato acontecendo. O resultado é uma consequência de todo um movimento feito em coletivo: vejo cada história ali gritando nossos direitos, acredito que avançamos a partir dessa oportunidade de se movimentar dentro desse filme. Sendo assim um resultado lindo e sensível, sendo um privilégio para quem o assistir”, detalha a bailarina.

Junto com o vídeo, para amplificar ainda mais as conversas sobre a data e a cultura, a campanha inclui ainda um desafio no TikTok. Com a hashtag #PassosParaVisibilidade, o público vai ter a oportunidade de reproduzir os passos da dança voguing e compartilhar para mais pessoas. 

E ainda tem mais: convidados do Mercado Livre, os influenciadores Urias, Pepita, Dante Olivier, Bruno de Almeida, Beta Fala e a coreógrafa Zaila Barbosa também vão marcar presença na campanha, compartilhando seus passos nas redes sociais e, assim, dando voz à discussão e representatividade da ocasião.

“A dança é uma forma democrática e que nos ajuda a levar essa mensagem a um número ainda maior de pessoas, ampliando o conhecimento sobre a luta e conquistas das pessoas trans. Buscamos liderar o progresso na sociedade e, para nós, progresso não é só uma palavra. Progresso é empoderar pessoas”, ressalta Thais Nicolau, diretora de Branding do Mercado Livre para América Latina. 

“Esta é, sem dúvida, uma oportunidade para mostrar o quanto estamos comprometidos com diversidade ao entender que cada letra da sigla LGBTQIA+ tem sua complexidade e importância. Esse é só mais um passo de muitos que precisamos e vamos dar”, complementa ela.

Em união com o trabalho de responsabilidade social executado pela plataforma na América Latina, os usuários do Mercado Pago vão ter a chance de contribuir com doações para instituições que trabalham em colaboração com população LGBTQIA+ através do Botão Doar

As beneficiárias incluem Casa Neon Cunha, de São Bernardo do Campo (SP), Casa Chama, de São Paulo (SP), e Casa Miga, de Manaus (AM). 

A campanha de doações acontece até 15 de fevereiro e, para doar é muito fácil, é só acessar o aplicativo do Mercado Pago, clicar no Botão Doar, selecionar para qual instituição quer fazer a contribuição e definir o valor (entre R$ 5,00 a R$ 1.000,00) e a forma de pagamento.

“Não basta sermos contra o preconceito e seus impactos, temos que nos mobilizar para mudar essa realidade. O impacto dessas doações chega a muita gente e de fato mudam trajetórias de vida positivamente. Qualquer movimento nesse sentido importa porque juntando as forças e solidariedade de vários teremos um resultado potente para manter iniciativas como a nossa funcionando”, conclui Symmy Larrat, coordenadora de projetos da Casa Neon Cunha.

Além do mais, as instituições participam do Programa Mercado Livre Solidário, iniciativa que disponibiliza acesso a ferramentas e conteúdos relacionados a inclusão e mobilização digital para mais de 2.800 instituições na América Latina. 

Através dessa plataforma, o Mercado Livre coloca as soluções digitais de Mercado Pago à serviço de causas relevantes para a América Latina, reforçando a cultura de doação e as organizações sociais, fundamentais para o desenvolvimento da região.