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Meta concorda em pagar US$ 725 milhões no caso Cambridge Analytica

O processo acusou o Facebook, uma subsidiária da Meta, de compartilhar indevidamente dados de usuários com terceiros, incluindo a consultoria política britânica Cambridge Analytica.

A Meta, proprietária do Facebook, concordou em pagar US$ 725 milhões para resolver uma ação judicial coletiva acusando a gigante da tecnologia de permitir a terceiros, incluindo a consultoria política britânica Cambridge Analytica, o acesso às informações pessoais dos usuários.

Em uma ação judicial na quinta-feira, a empresa de Mark Zuckerberg chegou a um acordo que resolve, em princípio, este caso formado por ações judiciais de usuários do Facebook que alegaram que a empresa violou várias leis federais e estaduais ao permitir que desenvolvedores de aplicativos e parceiros comerciais coletassem seus dados pessoais sem seu consentimento de forma generalizada.

Os advogados dos autores da ação consideraram o acordo o maior já alcançado em uma ação coletiva de privacidade de dados dos EUA e o maior já pago pela Meta para resolver uma ação coletiva, informou a Reuters.

Derek-Loeser e Lesley Weaver, os principais denunciantes, em uma declaração conjunta, disseram: “Este acordo histórico proporcionará um alívio significativo neste caso complexo e inovador de privacidade.

Os funcionários da Meta, por outro lado, se defenderam afirmando que nos últimos três anos renovaram sua política de privacidade e implementaram um “programa de privacidade integral”.

O escândalo da Cambridge Analytica

O caso Cambridge Analytica foi muito importante há alguns anos, pois colocou o Facebook no centro das atenções. Uma investigação revelou em 2018 que o Facebook permitiu que a Cambridge Analytica tivesse acesso aos dados de até 87 milhões de usuários sem seu consentimento.

A empresa atualmente extinta trabalhou para a bem-sucedida campanha presidencial de Donald Trump em 2016 e obteve acesso às informações pessoais de milhões de contas do Facebook para traçar o perfil dos eleitores e para fins de segmentação.

O escândalo da Cambridge Analytica levou o governo dos Estados Unidos a conduzir investigações sobre as práticas de privacidade. Até mesmo Mark Zuckerberg, CEO da Meta, foi interrogado por parlamentares.

Em 2019, o Facebook concordou em pagar US$ 5 bilhões para resolver uma investigação da Comissão Federal de Comércio sobre suas políticas de privacidade. Também foram liberados 100 milhões de dólares para liquidar reclamações da US Securities and Exchange Commission acusando a empresa de uso indevido de dados de usuários.