Mídia

Metaverso e Bitcoin: como essas duas revoluções podem se ajudar no futuro

O metaverso é, para muitos, uma realidade diária. Criada para oferecer uma nova maneira de interação entre pessoas, essa tecnologia chegou ao mercado com o objetivo de revolucionar o dia a dia de seus usuários.

O metaverso é, para muitos, uma realidade diária. Criada para oferecer uma nova maneira de interação entre pessoas, essa tecnologia chegou ao mercado com o objetivo de revolucionar o dia a dia de seus usuários.

Atualmente, diversas empresas já utilizam essa ferramenta para as suas atividades. Apesar do termo ter sido criado em 1992 por Neal Stephenson, em 2021 o Facebook anunciou que investiria em uma tecnologia para tornar o metaverso ainda mais popular.

Após o aumento de popularidade ao longo dos anos recentes, principalmente depois do Facebook anunciar que alteraria o seu nome para Meta, diversos usuários se questionaram sobre a aplicabilidade dessa tecnologia em seus dias.

O ambiente virtual que combina Realidade Virtual com Realidade Aumentada tem como objetivo permitir que toda a interação seja mais rápida e dinâmica. Isso inclui também os pagamentos por produtos ou serviços, os quais também podem ser realizados dentro da plataforma.

Aliando a sua revolução na maneira pela qual as pessoas interagem, o metaverso buscou nas criptomoedas uma oportunidade de utilizar a tecnologia a seu favor e permitir que pagamentos sejam realizados em sua plataforma.

Isso, por sua vez, serviu de incentivo para que mais investidores fiquem de olho no preço do Bitcoin, criptomoeda que pode ter vantagens com o aumento na popularidade do metaverso.

Oferta e demanda explica vantagens para o Bitcoin

A principal explicação para a oscilação no preço do Bitcoin e de outras criptomoedas é a demanda pela moeda digital em questão. Em outras palavras, o que dita o seu valor de mercado é o número de moedas disponíveis bem como o interesse de quem quer comprá-las.

Quanto mais pessoas quiserem comprar as criptomoedas, maior será o seu valor. Por outro lado, quanto menos indivíduos tiverem interesse nesse ativo, menor será o seu preço de mercado.

No caso do metaverso, ele abre uma nova oportunidade para as criptomoedas no geral, além do Bitcoin. Afinal, é simples utilizar uma moeda digital para fazer um pagamento dentro do ambiente virtual.

Aliás, esse é o método mais rápido e prático para que os consumidores possam comprar o que procuram no metaverso. Com isso, a tendência é de que, se o metaverso realmente decolar conforme algumas projeções na internet, o Bitcoin tenha vantagens com isso.

Afinal, mais pessoas que utilizam o metaverso buscarão informações sobre as criptomoedas, sendo que o BTC é uma das mais populares entre elas. Com isso, mais pessoas terão interesse em comprá-la e, consequentemente, seu preço tende a aumentar.

Metaverso ganha com uso da tecnologia blockchain

A grande vantagem do Bitcoin para o metaverso é que essa criptomoeda, bem como outros ativos digitais, utilizam da tecnologia blockchain para permitir que sejam realizadas transações entre as pessoas.

Essa tecnologia faz com que as transações sejam muito mais rápidas do que métodos de pagamentos tradicionais. Um ótimo exemplo para o brasileiro entender isso é o boleto bancário, o qual, na maioria dos casos, demora até 3 dias úteis para ser liquidado em conta do recebedor.

No caso do Bitcoin, ele tem liquidez imediata e a tecnologia blockchain garante total privacidade para quem utiliza essa moeda digital. Com isso, o metaverso consegue permitir que transações sejam realizadas dentro de sua plataforma e, ao mesmo tempo, utilizando uma ferramenta priorizando a proteção de dados de seus usuários.

De acordo com o cenário que se desenha na medida em que o metaverso avança, o Bitcoin e outras criptomoedas serão aliadas importantes para que o sucesso dessa plataforma aconteça ao longo dos próximos anos. Principalmente se ainda mais recursos forem adicionados para os seus usuários.