Desde 1º de janeiro de 2024, a versão original do Mickey Mouse, de 1928, se encontra em domínio público. Dessa maneira, o personagem pode ser utilizado livremente para a criação de novas histórias e produtos, desde que não estejam associados à The Walt Disney Company, que continua como detentora original do desenho e da marca registrada. Por isso, ainda não é possível usá-lo como mascote ou em produtos que também sejam comercializados pela Disney.
“Steamboat Willie” (“O Vapor Willie”) lançado em 1928, apresentou Mickey Mouse e Walt Disney ao mundo. Uma vez que a lei de direitos autorais dos Estados Unidos, que passou por uma atualização no Congresso em 1998, estabelece que os direitos autorais têm duração máxima de 95 anos, o direito exclusivo da Disney sobre o personagem expirou.
Vale lembrar que o Mickey de “Steamboat Willie” tem olhos pequenos ovais pretos sem pupilas, e não possui as luvas e os sapatos grandes da versão atual, pois em 1940, ano da estreia do filme Fantasia, foram criados um novo desenho e novos traços de personalidade. pois em 1940, ano da estreia do filme Fantasia, foram criados um novo desenho e novos traços de personalidade.
Em um dos primeiros usos do personagem após a entrada em domínio público, o estúdio Nightmare Forge Games divulgou Infestation 88, um jogo de terror em que as pessoas assumem o papel de exterminadores de criaturas baseadas em versões deturpadas de personagens clássicos e de lendas urbanas, incluindo o ratinho mais famoso do mundo.