A Microsoft anunciou segunda-feira que compraria a Nuance Communications, uma empresa de software que se concentra no reconhecimento de voz por meio de inteligência artificial, em uma transação em dinheiro avaliada em US $ 19,7 bilhões (incluindo a assunção de dívidas).
Por que é importante: esta é a segunda maior aquisição da Microsoft, atrás do negócio de US $ 26,2 bilhões para o LinkedIn em 2016.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
Leia também: Santander e Microsoft criaram um desafio de inovação para futebol.
- A Microsoft está tentando ultrapassar concorrentes como Google e Amazon enquanto enfrentam um escrutínio antitruste recorde.
- Seu negócio de nuvem também cresceu durante a pandemia. As ações da Microsoft atingiram um recorde histórico na sexta-feira, ao se aproximar de US $ 2 trilhões em valor de mercado.
Detalhes: a Nuance ganha dinheiro vendendo ferramentas de software que ajudam a transcrever a fala. A empresa com sede em Burlington, Massachusetts, por exemplo, acionou o mecanismo de reconhecimento de voz por trás do assistente de voz da Apple, Siri.
O quadro geral: os negócios que a Microsoft está planejando são significativamente maiores do que seus alvos habituais.
- A Microsoft tentou comprar as operações da TikTok nos Estados Unidos no ano passado em um negócio avaliado entre US $ 10 bilhões e US $ 30 bilhões. Os relatórios sugerem que ela está em negociações avançadas com o aplicativo de bate-papo para jogos Discord por um negócio de mais de US $ 10 bilhões.
- Um relatório de fevereiro sugeriu que a Microsoft estava planejando uma aquisição do Pinterest, no valor de US $ 53 bilhões no mercado público. Em setembro passado, comprou a gigante dos jogos ZeniMax Media por US $ 7,5 bilhões.
Resumindo: além da aquisição do Linkedin, os maiores negócios da Microsoft valeram menos de US $ 10 bilhões. (A empresa comprou aQuantive por cerca de $ 6 bilhões em 2007 e Skype por $ 8,5 bilhões em 2011. Ela comprou a Nokia por $ 7,2 bilhões em 2014 e o GitHub por $ 7,5 bilhões em 2019)