O famoso engenheiro e fabricante de carros de corrida John Cooper nasceu em Surrey, no Reino Unido, em 17 de julho de 1923. 100 anos depois, seu legado continua vivo nos modelos MINI. Ele entrou para a Royal Air Force como aprendiz aos 15 anos de idade, para trabalhar como fabricante de instrumentos durante a Segunda Guerra Mundial. Seu amor pela mecânica nasceu no negócio de seu pai, Charles Cooper.
Em 1947, Charles e John Cooper fundaram a Cooper Car Company, uma empresa automotiva dedicada ao automobilismo. Um dos primeiros grandes sucessos da Cooper foi na classe de 500cc, a antecessora da atual Fórmula 3.
John Cooper teve a brilhante ideia de instalar o motor entre o motorista e o eixo traseiro, em uma época em que os carros de corrida ainda tinham o motor na dianteira. O sucesso dessa configuração mudou o automobilismo e sua influência se estendeu à Fórmula 1 e às 500 Milhas de Indianápolis.
John Cooper, que também era amigo íntimo de Alec Issigonis, reconheceu o potencial esportivo desse novo carro pequeno logo no início, quando os primeiros protótipos apareceram na pista.
John propôs a ideia a Issigonis, e logo recebeu a aprovação da gerência sênior da BMC para desenvolver uma pequena série de 1.000 unidades do Mini Cooper com um motor modificado, ampliado para 1,0 litro e oferecendo uma potência máxima de 55 cv (o Morris Mini-Minor original tinha um motor de 848 cm³ com 34 cv).
A resposta à entrada desse carro no mercado em setembro de 1961 foi simplesmente eufórica, com entusiastas de todo o mundo exigindo apenas uma coisa: ainda mais potência! Assim, Issigonis e Cooper aumentaram a capacidade do motor para 1.071 cc, elevando a potência do motor para 70 cv.