A Neosaldina, da Takeda Farmacêutica, acaba de lançar o Neosapp, aplicativo focado em ajudar quem sofre de dor cabeça. O app está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS nas lojas Apple Store e Google Play. A plataforma foi desenvolvida pelo Estúdio de Soluções Digitais HUIA, com uma ferramenta inteligente para entender a rotina dos usuários, por meio da coleta de dados do aparelho mobile, tais como geolocalização, ruído e temperatura."
A criação do Neosapp tem a ver com o compromisso e preocupação da marca com a prevenção da dor e o bem-estar do paciente. A dor de cabeça atinge quase que 70% da população adulta no Brasil, e neste cenário, queremos ajudar a prevenção da dor no dia a dia das pessoas, por meio de dicas e conteúdo personalizado sobre qualidade de vida” explica a diretora de Marketing de CHC (Consumer Health Care) da Takeda, Bruna Fausto.
As recomendações do aplicativo foram elaboradas por um grupo de especialistas que mais entendem do assunto de dor de cabeça. A equipe do Headache Center Brasil, liderado pela Dra. Thais Rodrigues Villa, neurologista especializada em cefaleia e o educador físico Marcio Atalla, que dão dicas de práticas e exercícios que propiciem o bem estar. O aplicativo também conta com temas comportamentais, desenvolvido por uma psicóloga e antropóloga, para o dia a dia do usuário.
A personalização do aplicativo é feita com base nos dados de perfil no momento do registo e a coleta de informações sobre frequência e tipo da dor, atividades físicas, número de refeições por dia, horas de sono, tipo de cidade onde vive e quantidade de água ingerida. Além disso, o usuário pode responder perguntas relacionadas a fatores associados com os gatilhos da dor de cabeça como, tipo de iluminação, stress, cansaço visual e até registro do barulho do ambiente.
As informações estarão disponíveis em um relatório que pode ser facilmente baixado e enviado a um médico – seja por e-mail, WhatsApp ou até mesmo levando a uma consulta. O aplicativo não depende de uma conexão com a internet, o que permite a configuração de alertas que podem ser personificadas de acordo com a vontade e rotina do usuário.
“Fizemos um grande estudo em parceria com a Takeda e os seus fornecedores para oferecer ao usuário um novo formato de experiência de marca. O intuito do aplicativo não é fazer diagnóstico, mas sim ajudar o paciente a mudar seu comportamento no que tange a forma como ele percebe sua rotina e os fatores do seu dia a dia que podem estar relacionados às suas dores de cabeça”, analisa Alessandro Cauduro, CEO da Huia.