A Nespresso estreia sua primeira websérie gastronômica: a “Nespresso Talentos da Gastronomia”.
Sob a curadoria de FoodPass e Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, desenvolvimento e produção da Bufalos, identidade visual da FutureBrand São Paulo e estratégia de mídia coordenada pela VML, a série de oito episódios oferece a oito cozinheiros, indicados por alguns dos principais chefs atuantes no Brasil, a oportunidade de mostrar sua essência, talento e trajetória, concorrendo ao posto de grande revelação da gastronomia brasileira. A atração entra no ar às quintas-feiras, no canal da Nespresso, no YouTube.
Com estilo mais documental e intimista, refletido tanto no enredo quanto na fotografia, o programa aproxima os espectadores dos participantes, dando vida às histórias.
“Nosso principal desafio foi criar algo que fugisse dos modelos já muito explorados para esse tipo de atração. Com aNespresso, conseguimos em apenas um mês de produção chegar a um resultado leve, com a base fundamental de um reality, mas com estética e conteúdo apurado. Participar de todas as etapas, da idealização à finalização, foi fundamental para alcançar a qualidade do produto final em um dos maiores projetos já feitos por aqui”, afirma Guilber Hidaka, diretor da Bufalos.
O grande diferencial fica por conta do perfil dos selecionados. Indicados por chefs renomados, parceiros da linha profissional da Nespresso, os participantes são o braço direito destes profissionais, conhecidos por se destacarem nos restaurantes em que trabalham. "Como curadora gastronômica do projeto, nada nos pareceu mais urgente do que trazer luz aos cozinheiros que são o braço direito de grandes chefs. Pessoas que fazem o show acontecer e onde a luz do palco não chega: a cozinha. Nosso objetivo foi dar espaço para que eles pudessem mostrar seus talentos e processos criativos, em uma jornada inspiradora de aprendizado e co-criação, e não de competição”, comenta Priscila Sabará CEO Foodpass.
Para o Chef Laurent Suaudeau, da Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau, é uma experiência única poder fazer parte da websérie gastronômica. “É um momento inesquecível na minha vida profissional e uma enorme emoção participar desse momento. Compartilhar conhecimentos e incentivar o respeito profundo ao cozinhar e promover a perfeita execução dos alimentos é gratificante para mim”, comenta. O grande vencedor ganhará uma viagem para a Suíça, onde terá a oportunidade de conhecer a fábrica da Nespresso e realizar um estágio em um restaurante estrelado Michelin.
O programa contará ainda com a presença de Adriana Alves como apresentadora, que terá o desafio de conduzir o reality junto com os jurados Chef Laurent Suaudeau, da Escola da Arte Culinária Laurent Suaudeau; e a nutricionista Priscila Sabará, CEO da FoodPass. Eles irão avaliar os candidatos a cada prova, considerando entre os critérios a postura, a criatividade,a organização da bancada, a limpeza, o comportamento e a liderança. Alguns episódios contarão ainda com a presença de convidados especiais que contribuirão com a avaliação.
“O café promove encontros, conexões e boas conversas, além de ser um elemento muito presente na culinária e fazer parte da história e cultura brasileira. Por isso, queremos mostrar o universo e as relações que envolvem a gastronomia, valorizando principalmente quem conduz a cozinha no dia a dia”, afirma Claudia Leite, gerente de Cafés e Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.
O desafio envolve provas práticas como o desenvolvimento de pratos autorais utilizando alimentos variados para as propostas de refeições. Cada episódio terá uma dinâmica específica e o espectador conhecerá diferentes cenários: desde uma cozinha mais tradicional até uma prova realizada em uma fazenda produtora de café. O café permeará todos os capítulos, seja como ingrediente principal ou permitindo que os participantes explorem formas diferentes de harmonização da bebida.