Mensagem da plataforma, exibida em elevador, sugeria 'roubar o Wi-Fi', rendeu a suspensão da propaganda.
No final de outubro, um consumidor fez uma denúncia ao Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) a respeito do teor de uma mensagem da Netflix, que viu postada em um monitor instalado no elevador de um prédio residencial em São Paulo.
No anúncio, a plataforma de streaming dizia: “Hoje é dia de roubar o Wi-Fi do vizinho para maratonar”, como forma de convidar as pessoas a acompanhas seu cardápio de série.
Por considerar que aquela mensagem incitava um ato ilegal, o consumidor fez uma denúncia ao Conar.
Na primeira semana de dezembro, o caso foi julgado pelo Conselho de Ética da entidade. Como defesa, a Netflix apresentou o argumento de que a linguagem do anúncio tinha “óbvio bom humor” e não uma incitação a qualquer irregularidade.
Mesmo assim, o Conselho de Ética achou procedente a reclamação e recomendou a sustação do anúncio.
Nesse tipo de sentença, o anunciante tem de suspender imediatamente a veiculação da mensagem publicitária (caso ela ainda esteja sendo exibida em qualquer meio de comunicação) e não pode voltar a exibi-la.
O humor e as piadas são elementos característicos das ações publicitárias da Netflix.
No Brasil, a plataforma já colocou diversas celebridades em situações inusitadas para divulgar suas séries. Gretchen, Xuxa, João Kleber, Fabio Jr e Inês Brasil foram algumas delas. Relembre algumas: