A Netflix anunciou um Fund for Creative Equity (Fundo para Ações Criativas), que vai investir US$ 100 milhões em conteúdos na plataforma focados em diversidade pelos próximos 5 anos.
O Fundo funcionará em parceria com organizações externas que, segundo o CEO e diretor de conteúdo Ted Sarandos, têm “Um forte histórico de estabelecer comunidades sub-representadas para o sucesso nas indústrias de TV e cinema.”
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Segundo o comunicado, o fundo também contempla a diversidade entre os profissionais da empresa, a fim de criar “Identificar, treinar e fornecer empregos para talentos emergentes em todo o mundo.”
O-anuncio vem depois que a Netflix apresentou em janeiro o seu primeiro relatório de diversidade, mostrando os resultados de um estudo que avaliou filmes e séries de TV da plataforma de 2018 a 2019 sob o contexto de diversidade e inclusão.
Conduzido pela USC Annenberg Inclusion Initiative, o estudo indicou que, embora os programas da plataforma tenham progredido em direção à inclusão, ainda há melhorias a serem feitas, pois “A representação racial/étnica varia por grupo” e “Personagens LGBTQI+ e personagens com deficiência são raros.”
Em geral, os resultados mostram que a Netflix realmente fez algumas melhorias nos últimos dois anos em relação ao assunto, especialmente quanto à inclusão “De mulheres na tela e nos bastidores, de elencos negros e criativos e de mulheres negras em papéis principais.”
O estudo mediu 22 indicadores de inclusão e, de todos eles, descobriu que “Os filmes e séries da Netflix melhoraram ligeiramente a significativamente de 2018 a 2019 em 19 métricas.”
Também vale ressaltar que os conteúdo de 2020 não entraram na análise.