O brasileiro para a cada quatro anos para acompanhar o maior evento esportivo do mundo: a Copa. As ruas ganham as cores verde e amarela, bandeirinhas por todos os lados e os jogos passam a ser o assunto mais comentado nos bares, rodas de amigos e no trabalho.
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) estima que o Mundial de Futebol deverá gerar um impacto positivo de R$ 1,51 bilhão no faturamento do comércio varejista brasileiro. Aproveitando essa movimentação positiva dos brasileiros, as marcas patrocinadoras oficiais da competição começaram a movimentar seus canais nacionais com o tema.
Mcdonald's, Adidas, Visa, Budweiser, Coca Cola e Hyundai tiveram seus canais nas redes sociais e matérias divulgadas pela imprensa monitorados de janeiro a maio pela Zeeng, primeira plataforma de big data analytics voltadas para o setor de marketing e comunicação. Entre as redes sociais mais usadas pelas marcas com o tema da competição mundial estão Twitter com 75 menções, Facebook com 65, Instagram com 45 e Youtube com 18.
"Notamos que as marcas aos poucos têm investido mais na temática desse evento mundial, conforme os jogos se aproximam. Elas vão se apropriando do tema e a tendência é que esses números sejam muito maiores daqui em diante" comenta Eduardo Prange, CEO da Zeeng.
No pódio do Facebook leva o ouro a Hyundai com 43 menções, seguida de McDonald's com 13 e Visa com 8. No Twitter temos Coca Cola com 59 menções, McDonald's com 15 e Budweiser com 1. No Instagram temos Hyundai com 37 citações, McDonald's com 6 e Budweiser com 2. E no Youtube, Hyundai com 12, Budweiser com 3 e Visa com 2.
Nas notícias captadas pela plataforma, a Adidas leva o primeiro lugar, com 420 publicações a respeito do evento, seguido por Hyundai com 242, Mcdonalds com 214, Coca-Coca com 169, Visa 118 e Budweiser com 102.