Para marcar o Dia Internacional da Verificação de Fatos, o Google anuncia 5 melhorias globais na sua ferramenta de busca. Dentre elas, três chegam ao Brasil nos próximos dias e reforçam o compromisso da companhia com o combate às fake news e de tornar a web um espaço mais seguro.
A Busca do Google é a ferramenta que impulsiona o acesso a informações de alta qualidade de todo o mundo, com fontes diversas, confiáveis e que contemplam perspectivas variadas, ajudando os leitores a entenderem melhor as notícias e seu contexto.
Mesmo assim, vivemos uma realidade desafiadora, onde quase todo mundo já teve que vestir o chapéu da verificação de fatos para certificar-se de uma alegação ou fonte. Em resposta a essas dificuldades, o Google busca melhorias continuas em suas ferramentas para que os usuários possam acessar informações com mais segurança. Confira:
Obtenha mais informações no “Sobre este resultado” — agora disponível globalmente
Quando você pesquisa no Google, provavelmente vê resultados de vários sites e fontes que reconhece — talvez seja sua loja favorita ou um blog que você lê regularmente. Mas também pode haver sites ou fontes que você não encontrou antes ou com os quais não está familiarizado.
Para ajudar as pessoas a avaliarem as informações e entenderem de onde elas vêm, nos próximos dias, o recurso “Sobre este resultado” estará disponível em todos os idiomas em que a Pesquisa opera globalmente.
Com mais esse contexto, você poderá tomar uma decisão mais informada sobre os sites que deseja visitar e quais resultados serão mais úteis para você.
Às vezes, simplesmente não há muitas informações relevantes para mostrar em uma pesquisa, ou os resultados estão mudando rapidamente – e isso pode ser um contexto importante para as pessoas terem também.
Para lidar com essas lacunas de informação, a Busca do Google mostrará automaticamente avisos de conteúdo em situações em que um tópico está evoluindo rapidamente. Recentemente, lançamos avisos semelhantes, que são acionados quando nossos sistemas simplesmente não têm alta confiança na qualidade geral dos resultados disponíveis.
Nos próximos meses, iremos expandir os avisos para lacunas de informações de qualidade em novos idiomas, incluindo alemão, francês, italiano, espanhol e japonês.
Isso não significa que não haja informações úteis disponíveis ou que um determinado resultado seja de baixa qualidade. Esses avisos fornecem contexto sobre todo o conjunto de resultados na página e você sempre pode ver os resultados de sua consulta, mesmo quando o aviso está presente.
Investir em educação midiática e checagem de fatos
Além de criar ferramentas e recursos úteis, continuamos a apoiar a educação midiática. Aqui estão algumas das maneiras que estamos fazendo isso:
- Estamos anunciando a parceria do Google com a MediaWise no Poynter Institute for Media Studies, organização sem fins lucrativos, para expandir sua Teen Fact-Checking Network, um programa formado por alunos do ensino fundamental e médio que desmascara a desinformação viral e compartilha dicas de educação midiática. O programa será expandido para a Alemanha e o Brasil, onde os adolescentes farão parceria com organizações de notícias locais para ajudar a divulgar a importância das habilidades de alfabetização midiática. Com o apoio do Google, Mediawise e PBS NewsHour Student Reporting Labs desenvolveram 20 planos de aula para professores do ensino fundamental e médio, para ajudá-los a ensinar seus alunos a desenvolverem habilidades de alfabetização midiática.
- Além disso, no ano passado, o Google e o YouTube anunciaram o investimento de US? 13,2 milhões à Rede Internacional de Verificação de Fatos para lançar um novo Fundo Global de Verificação de Fatos. Com lançamento previsto para os próximos dias, o Fundo apoiará mais de 130 organizações de verificação de fatos de 65 países, cobrindo mais de 80 idiomas. Com base em nosso trabalho anterior para lidar com a desinformação, esta é a maior doação individual do Google e do YouTube em verificação de fatos.
- O Google agora está em parceria com a Public Library Association, uma divisão da American Library Association, para fornecer treinamento para aproximadamente 1.000 bibliotecários e funcionários da biblioteca por meio do Super Searchers. O programa é baseado em um currículo que irá ajudar a desenvolver habilidades de educação midiática. Os bibliotecários serão incentivados a treinar seus clientes em bibliotecas nos EUA. Isso se expandirá por meio do lançamento anunciado ano passado, o Public Libraries 2030, que até o momento treinou centenas de bibliotecários em cinco países europeus.
Entenda a fonte com Sobre este autor
À medida que o Google revela novas vozes e perspectivas, a companhia também sente a necessidade de garantir que as pessoas possam aprender mais facilmente sobre os autores por trás do conteúdo que estão lendo e descobrir novas vozes nas quais possam confiar.
Por isso, o Google está expandindo o “Sobre este resultado” para incluir um novo recurso chamado “Sobre este autor”. Agora, quando as pessoas tocarem nos três pontos poderão encontrar mais informações sobre o plano de fundo e a experiência das vozes que encontram na Busca.
A empresa está lançando esse recurso globalmente nos resultados da pesquisa em inglês e em nosso carrossel de perspectivas nos EUA em inglês.
Encontre diversas perspectivas nas ‘Principais Notícias ‘ com um novo recurso
Tão importante quanto entender uma fonte que você vê na Busca do Google é descobrir uma variedade de fontes e perspectivas que podem ajudar você a entender melhor uma notícia. Como parte do trabalho do Google para trazer mais vozes para a Busca, que fornecem contexto diversos para os usuários, a companhia acaba de lançar um recurso chamado Perspectives (Perspectivas).
Este carrossel aparecerá abaixo das Notícias principais e mostrará insights de vários jornalistas, especialistas e outras vozes relevantes sobre o tópico que você está procurando. Esse recurso oferece uma variedade de vozes relevantes sobre um assunto, complementando as reportagens confiáveis que você já encontra na Busca para ajudar a ampliar sua compreensão.
Assim como acontece com todos os recursos para notícias, estamos comprometidos em fornecer a você informações oficiais e confiáveis. Este carrossel será lançado em breve em inglês nos EUA e estará disponível para computadores e dispositivos móveis.