Mídia

O que os desenvolvedores de bots de criptomoedas devem saber?

O mundo da programação de ferramentas virtuais está repleto de soluções para as nossas atividades. Uma dessas soluções está no mercado de criptomoedas, mais especificamente na forma de robôs de negociação.

O mundo da programação de ferramentas virtuais está repleto de soluções para as nossas atividades. Uma dessas soluções está no mercado de criptomoedas, mais especificamente na forma de robôs de negociação

Os bots traders nada mais são que programas informáticos que automatizam os processos de compra e venda de criptoativos. Dessa forma, os investidores não precisam passar horas diante de uma tela com análises técnicas, e afastam o risco da influência de fatores emocionais durante uma negociação.

Esses programas podem ser desenvolvidos por qualquer pessoa com os conhecimentos necessários e aprofundados. Sendo assim, caso você seja um desenvolvedor de programas computacionais, e tenha interesse em ser um dos novos desenvolvedores de bots de criptomoedas online, deverá estar atento a alguns requisitos e recomendações para desenvolver um robô de negociação perfeitamente integrado com as corretoras de criptomoedas

 

Saber como funcionam as APIs das corretoras

 

De maneira bem simples, uma API (Interface de Programação de Aplicação) é um programa que possibilita a comunicação entre plataformas digitais. Em relação ao mundo dos criptoativos, as plataformas de bots de criptomoedas se comunicam com uma corretora graças às APIs específicas dessa corretora. 

Pelo fato de cada corretora ter as suas APIs exclusivas, os desenvolvedores de bots de criptomoedas precisam estudá-las detalhadamente, a fim de que os robôs de negociação criados funcionem dentro dos limites estabelecidos pela corretora. A princípio, as páginas das corretoras disponibilizam uma seção dedicada a explicar as Boas Práticas que devem ser seguidas pelos desenvolvedores. 

3Commas, por exemplo, tem uma seção de Termos de Uso para os desenvolvedores, no qual explica todas as regras, limites e permissões de uso da API da plataforma. Além disso, a 3Commas disponibiliza um espaço voltado para o compartilhamento de informações e colaboração entre desenvolvedores, bem como um marketplace para publicação de aplicativos.

 

Buscar integração com as corretoras de maior porte

 

Estabelecer uma integração com uma grande corretora de criptomoedas é como ter uma parceria com uma grande rede de supermercado. As maiores redes são assim porque sempre recebem, de maneira constante, uma enorme quantidade de clientes, especialmente em algumas datas. Em outras palavras, se o seu produto estiver em uma prateleira de um grande supermercado, mais chances você terá de ter o seu produto negociado. 

Essa lógica de um grande supermercado pode ser aplicada a outro grande mercado, o de criptoativos. O Bitcoin (BTC) pode ser adquirido por meio de todas as corretoras de criptomoedas, mas nem todas as criptos estão disponíveis em todas as corretoras. Você, provavelmente, terá mais chance de encontrar listas maiores de Altcoins nas exchanges mais robustas, como Binance, Coinbase e Kraken.

Ao buscar uma integração com uma corretora de maiores proporções e fama, o seu robô de negociação terá acesso a uma ampla lista, consideravelmente maior, de criptomoedas negociadas, como as que têm sido bastante compradas pelo seu enorme potencial de valorização. Na Binance, por exemplo, o seu bot de trade terá exposição a uma lista com mais de 500 criptomoedas, e acessível em mais de 180 países. Logicamente, você poderá integrar seus robôs com quantas corretoras quiser, mas o grande objetivo deve ser integrá-los, no mínimo, com uma corretora de alcance mundial.

 

Entender o funcionamento das execuções de ordem das corretoras

 

Já que a sua intenção é desenvolver uma ferramenta que automatize um processo, você precisa conhecê-lo como a palma da sua mão. Ou seja, para sistematizar uma cadeia de ações, você tem a obrigação de saber como cada ação é realizada. 

Nesse sentido, antes de programar um bot de criptomoeda, certifique-se de que você domina o bê-a-bá das compras e vendas de criptoativos da corretora com a qual você quer integrar o seu robô. Entenda e passe pelo processo você mesmo, ao executar uma ordem de compra e outra de venda. 

Tenha em mente que seu bot de trade de criptomoedas, embora movido à inteligência artificial, não é mais que um mero seguidor de instruções. Assim, antes de “educá-lo”, eduque-se, aprenda com sua experiência de compra e venda de criptomoedas. Quando você obtiver plena consciência sobre o funcionamento das execuções próprias de sua corretora, estará melhor preparado para programar o robô conforme as diretrizes de sua exchange.

Vale a pena mencionar que as corretoras, em geral, disponibilizam materiais educativos para investidoresguias para desenvolvedores. Antes de ser um desenvolvedor, você precisa ter a mentalidade de alguém que investe. Dessa forma, o resultado de sua programação será o reflexo de seus conhecimentos e experiência de alguém que executa ordens de compra e venda em uma corretora. Além disso, também vale a pena estar em contato com outros programadores de robôs de negociação. A partir da troca de conhecimentos e experiências – tanto como programador quanto investidor – sua participação na comunidade de desenvolvedores será mais relevante, e seus bots de criptomoedas serão cada vez mais eficientes.