O app de transportes 99 vai lançar mais uma campanha para promover a modalidade “99Moto” de tráfego em São Paulo. Lançado na cidade no último dia 14, o formato vem enfrentando dificuldades devido à oposição do prefeito Ricardo Nunes, que em diversas ocasiões, se mostrou contrário à implementação do modal.
A nova campanha, intitulada “99Moto Pra quem é ligeiro”, conta com a participação dos MCs Hariel e Luanna, que também foram alguns dos primeiros usuários do serviço na capital paulista. A ideia é demonstrar, através de um filme comercial, como o novo formato é seguro e amplia as opções de transporte da população, ao mesmo tempo em que mantém os preços em um nível mais acessível – especialmente se comparado a outros formatos, baseados em carros e táxis.
Filme da 99Moto destaca acessibilidade e agilidade do transporte
Já bastante conhecido no Rio de Janeiro e outras cidades, o 99Moto recebe elogios constantes de seus usuários por ser um formato ágil de trânsito, permitindo a economia de tempo no trânsito, e de dinheiro nos preços.
O novo filme ressalta todos esses benefícios, além de enfatizar o uso de tecnologia para garantir mais segurança aos usuários e oferecer novas fontes de renda para motociclistas.
Segundo Ana Verroni, Diretora de Marketing da 99, o objetivo é conectar pessoas, quebrar barreiras e transformar a mobilidade urbana de forma significativa.
“Hariel e Luanna protagonizam o filme e falam sobre a acessibilidade promovida pelo transporte duas rodas, algo que também é proporcionado pelo 99Moto, primeira na categoria a operar na cidade de São Paulo. Acreditamos que o transporte acessível tem o poder de conectar as pessoas, quebrar barreiras e melhorar a vida de quem escolhe usar o modal como forma de economizar ou ter uma renda extra para sua família.”
A campanha será veiculada em grandes emissoras como Globo, SBT, Record e Band, além de estar disponível no YouTube e em peças de mídia digital e OOH (out of home), localizadas em estações de transporte público e ruas da cidade.
Embate com a Prefeitura
O lançamento da nova campanha para o 99Moto também vem como forma de resposta à constante oposição de sua instalação na cidade, vinda da Prefeitura de São Paulo. Pelas normas de trânsito municipal, não há nenhum impedimento direto para que esse modal seja instalado.
No entanto, o argumento do prefeito Ricardo Nunes é o de que a sua premissa pode colocar em risco a segurança de motociclistas e passageiros no viário urbano. Vale lembrar que, em 2023, a concorrente Uber tirou o serviço “Uber Moto” da cidade, acatando um pedido do prefeito, que citou os mesmos motivos. Ela, no entanto, trouxe o modal de volta na última quarta-feira (22).
No caso do 99Moto, o mesmo ocorreu em 2023, mas agora, a situação pode ser mais complicada, chegando até às vias judiciais: segundo o G1, a Prefeitura de São Paulo chegou a publicar uma notícia-crime contra a empresa, chegando até a armar blitzes que levaram à apreensão de motocicletas pegas em flagrante na execução da atividade.
Do lado da empresa, no entanto, o serviço segue seu curso de implementação. A subsidiária da chinesa DiDi Chuxing citou, em nota, que a oferta do transporte por motocicletas encontra respaldo no Supremo Tribunal Federal, dando a entender que as ações da Prefeitura de São Paulo são ilegais.
“O transporte privado por motocicleta permanece respaldado pela legislação federal e os municípios não têm competência para proibi-lo, conforme já decidido pelo STF e reconhecido por cerca de 20 decisões judiciais de todo o Brasil.”
Daí a campanha. Os protagonistas do material lembram seus passados, antes do sucesso no funk, como usuários das motocicletas. Hariel, antes de cantor, foi entregador de aplicativos. Conhecido pelas suas letras voltadas ao chamado “funk consciente”, ele elogiou a entrada do 99Moto na cidade, afirmando que “além de ficar feliz com o convite sabe “bem quantos pais de família sobrevivem dessa profissão. Sei da dificuldade de quem trabalha com moto passam no dia a dia e espero poder ajudá-los”.
MC Luanna, nascida na Bahia e moradora na Zona Oeste,também comentou sua participação na campanha: “fiquei feliz pela grandiosidade do projeto e pela importância. 99Moto vai ajudar as pessoas a chegarem a seus destinos de forma mais acessível, fora a segurança e a agilidade”, ela explicou.