Em agosto, mês de conscientização sobre o assédio nas ruas para L’Oréal Paris, a marca lançou a campanha #NãoDouPassagemProAssédio em toda a América Latina, abordando o tema alarmante para a sociedade do Brasil e do mundo.
Segundo uma pesquisa internacional conduzida pela marca em parceria com a Ipsos em 2023, 85% das mulheres brasileiras já sofreram assédio nas ruas. E, embora o assédio sexual em espaços públicos seja um problema mundial e comum, ainda persistem equívocos, especialmente entre pessoas com menos de 35 anos. Isso evidencia a necessidade de mais orientação e educação
Para intensificar os esforços para combater o problema, a campanha tem como objetivo a educação do público, utilizando mensagens que convidam a perceber o assédio, tomar consciência do problema e intervir de maneira segura.
A ação faz parte do Stand Up, programa de treinamento desenvolvido por L’Oréal Paris em parceria com a ONG Right To Be para ajudar a prevenir o assédio nas ruas e construir espaços seguros e inclusivos para todos.
A iniciativa
Com base em um mapeamento detalhado da cidade de São Paulo, a marca identificou áreas com maior incidência de assédio. Assim, notificações geolocalizadas serão enviadas aos dispositivos móveis das pessoas presentes nesses locais. Essas notificações convidarão os usuários a ficarem atentos ao ambiente ao redor e a agirem de forma segura.
Em seguida, os usuários receberão um segundo alerta, incentivando-os a participar do treinamento Stand Up. Esse treinamento capacita tanto vítimas quanto testemunhas a intervirem em situações de assédio. Além disso, na região metropolitana do Rio de Janeiro, a estratégia conectará ações Out Of Home (OOH) com as notificações geolocalizadas.
Como parte do plano de mídia, totens digitais em abrigos de ônibus e displays em metrôs e trens de São Paulo e Rio de Janeiro reforçarão a mensagem da campanha em todos os vagões, enquanto totens no Parque Villa Lobos, em São Paulo, emitirão sinais sonoros a cada 85 minutos, lembrando os dados apurados por L’Oréal Paris de que 85% das mulheres do país já sofreram assédio nas ruas. O plano de mídia contempla parcerias pagas, além de de investimentos nas plataformas TikTok e Meta, para potencializar e massificar a comunicação da campanha.