O Spotify abriu uma nova campanha, aproveitando espaços out of home (OOH) para homenagear os fandoms de diversos artistas populares na plataforma.
A ação, veiculada nos EUA e Reino Unido, se aproveita do volume de seguidores de artistas bastante consagrados na plataforma, como Chappell Roan, Doechii, Oasis, Olivia Rodrigo, Rosalia, Seventeen ou Turnstile.
Ação em OOH do Spotify reproduz identidade visual de artistas em vários pontos de divulgação
Um aspecto interessante da ação do Spotify é o impacto visual: os pontos OOH usados pela plataforma de streaming foram reformulados para reproduzirem a identidade de cada artista representado.
Um bom exemplo disso é o fandom de Chappell Roan vestindo chapéus cor-de-rosa em referência à música “Pink Pony” da artista estadunidense, enquanto Olivia Rodrigo teve adesivos usados para representar o seu álbum Sour, de 2021.
De acordo com o Spotify, a campanha será reproduzida em espaços OOH em cidades majoritárias, como Londres, Los Angeles e Nova York. Entretanto, ainda não há informação sobre a ação ganhar uma versão brasileira – o que pode ser interessante, já que “fandoms” são bem populares no nosso país (e a mídia OOH teve amplo crescimento por aqui).
Mas o que é um fandom, afinal?
Há quem possa pensar que “fandoms” são apenas grupos de fãs, mas a definição mais bem mais além: a ideia por trás da palavra é referir-se a comunidades inteiras, com bastante abrangência, que contam com as redes sociais para se relacionarem com os artistas que representam.
Dentro desses grupos, é comum encontrar jargões específicos, eventos auto organizados e um senso de pertencimento e acolhimento para pessoas que compartilham de gostos e preferências similares.
Por essa razão, a campanha OOH de Spotify traz um potencial alto de engajamento: ao reconhecer a profundidade do envolvimento dos fandoms com seus artistas preferidos, a ação vai além de simplesmente mostrar os artistas, celebrando a identidade coletiva e o senso de pertencimento que o fandom proporciona.
Não à toa, a veiculação conta com o posicionamento das mídias em locais de alto trânsito de pessoas, como o Metrô de Londres ou a Rua Quaker, no Reino Unido.
Vale lembrar que “fandoms” também foram a peça-chave em ativações de várias marcas durante o Lollapalooza 2025, no Brasil.