Mídia

Óticas Diniz questionam preferência da inteligência artificial por homens em cargos de liderança

Filme 'Nem tão inteligente assim' faz parte da programação do Mês da Mulher.

No Mês da Mulher, as Óticas Diniz lançaram um filme que reflete sobre as razões que fazem com que a sociedade não veja as mulheres ocupando cargos de liderança na mesma proporção que os homens. E fizeram isso de uma forma inusitada: questionando a inteligência artificial para mostrar imagens uma pessoa de negócios, CEO e fundador de startup. Resultado? Sempre aparecem figuras masculinas. 

Ao final do vídeo, há um texto que conclui: “enquanto só enxergar homens, nenhuma inteligência artificial vai ser tão inteligente assim”. A ação da maior rede de varejo do país — que totaliza mais de mil unidades espalhadas pelo Brasil — tem despertado um alto engajamento nas redes.

Conscientizar para evoluir

Luciana Gomes, Diretora de Marketing da Diniz, defende que a conscientização é o primeiro passo para a evolução do cenário atual. “Prezamos pelo respeito e acreditamos que o melhor caminho é buscar o conhecimento e promover reflexões sobre o tema. Realizamos eventos internos que tratam amplamente da pauta diversidade e abrangem toda a rede.” 

Predominância feminina

As Óticas Diniz têm um comando feminino que inclui presidência, diretoria de marketing e comunicação, diretoria de implantação e operações. Além disso, 70% da gestão é composta por mulheres, e mais de 50% das lojas são comandadas por diretoras franqueadas.

A campanha “Nem tão inteligente assim” faz parte da plataforma #EnxergueComRespeito, que a empresa utiliza para causas sociais, como foi o caso da “Flanela do Respeito”, no dia do Orgulho LGBTQIA+.