Já não é mais novidade para todos que a tecnologia mudou para valer as nossas vidas, seja no transporte, na comunicação, no entretenimento e claro, na maneira que consumimos produtos e serviços.
A-tecnologia trouxe uma conexão fácil entre pessoas, e as empresas podem — e devem — se aproveitar dessa facilidade. Com isso, é possível aprimorar a performance da empresa e, consequentemente, seus resultados.
Se a tecnologia mudou a forma de compra das pessoas, é claro que a maneira de vender também precisa ser repensada.
Antigamente tínhamos uma receitinha de bolo chamada venda porta a porta, que funcionava muito bem. Atualmente, os clientes vão atrás do que desejam, no tempo deles, seja para consumir um produto ou um serviço, estão muito mais autônomos e pesquisadores.
As ofertas são muitas e o meio para pesquisa e convencimento do produto ou serviço cada vez mais fácil e rápido.
Entender como a tecnologia pode auxiliar em processos dentro da empresa é essencial nos dias de hoje para empresas que querem crescer. Caso contrário, ficarão para trás conforme a tecnologia avança e os concorrentes acompanham.
Reputação online
Como exemplo disso é o posicionamento de marcas nos buscadores online, uma estratégia de marketing digital que, além de posicionar a empresa na primeira página do Google — onde os consumidores estão —, também cria relacionamento utilizando todo potencial do site da marca para alavancar ainda mais as vendas.
Mas SEO (otimização para mecanismos de busca) é apenas um exemplo de como a tecnologia pode fazer com que as vendas aumentem. Não há uma receita pronta, mas existem diversas estratégias tecnológicas que podem beneficiar empresas de diferentes segmentos, a faturarem mais.
Para entender como o algoritmo pode ajudar a vender mais, clique aqui!
Confira algumas outras tecnologias que podem ajudar e muito o setor de vendas:
A era dos dados
Será que as empresas estão conseguindo gerar relatórios de desempenho e analisar detalhadamente cada métrica exposta?
A grande vantagem da tecnologia aplicada a negócios é o rastreio de informações. A partir do momento que temos projetos digitais sendo rastreados 24h por dia, coletando informações valiosas sobre os consumidores que ali navegam, temos que ter o compromisso de ler e interpretar corretamente tais dados.
Leva um certo tempo, mas é um excelente hábito das empresas que visam maior lucro daqui para frente.
Como exemplo disso é o rastreio que o Google Analytics faz junto a cada projeto online. Você imagina qual seria o valor de uma informação precisa, sobre um potencial cliente, para um produto ou serviço que oferta? Essa integração é gratuita e você pode acompanhar em tempo real, através do painel administrativo da conta.
Além disso, os dados coletados facilitarão e muito o trabalho em equipe, tornando os dados de acessíveis para todos e evitando o achismo, que não tem mais espaço há um bom tempo nas reuniões de planejamento de vendas!
Automação de marketing
A ideia da automação é tornar automática a realização de atividades recorrentes, direcionando o tempo que seria gasto em uma atividade manual para interpretação de dados e criação de estratégias personalizadas. Alguns exemplos abaixo:
– Disparo de e-mails de acordo com o foco de campanha (atuação com bases de e-mails distintas)
– Criação de páginas (páginas de venda são excelentes para vender mais)
– Respostas padronizadas para ações frequentes (Atualmente, o SAC ágil e preciso é um diferencial)
– Agendamento de posts em redes sociais (Planeje os conteúdos da semana e agende tudo de uma só vez)
Se não está na internet, não existe!
Os consumidores pensam exatamente isso, quando buscam por um estabelecimento comercial e não encontram nada no Google Maps, por exemplo.
Uma forma fácil e grátis de converter cliques em vendas é posicionar-se no Google Maps. Lá você poderá configurar horários de atendimento, imagens de infraestrutura, gerenciar feedbacks de clientes, inserir conteúdos relevantes e muito mais.
Aproveite que a exibição da marca ocorrerá conforme aproximação do potencial cliente. Quanto mais perto ele estiver da marca, maiores são as chances de aparecer como resultado relevante!
Para saber como atuar junto a esse recurso, clique aqui!
Falando de inteligência artificial
Esse sistema é um bom exemplo para encontrar insights relevantes que possam ser usados pela equipe de vendas. Com isso, dá para economizar tempo, obter processos com mais transparência, fazer a análise de ofertas e, também, executar tarefas de forma automática.
Bots
Hoje em dia, os usuários utilizam muito mais seus smartphones, com o auxílio de aplicativo, do que computadores e notebooks — que ficaram mais para o trabalho mesmo.
Com o smartphone, dá para proporcionar ao usuário experiências personalizadas, planejando ações com mais precisão. Juntamente a isso, existem os chatbots, robôs que podem se comunicar com pessoas através de mensagens de texto, automatizando o atendimento ao cliente e direcionando a equipe de vendas para tarefas mais estratégicas.
Lembre-se sempre que o chatbot tem como função agilizar o processo de atendimento e não parecer de fato um robô sem sentimentos. Contamos com chatbots extremamente inteligentes, que conseguem filtrar o perfil de cliente e atuar de forma personalizada em cada frase enviada. Esse é o formato ideal para um chatbot eficaz!
Como implementar a tecnologia no seu negócio?
Existem diversas ferramentas que podem ajudar a sua empresa a vender mais e até mesmo oferecer aos clientes um atendimento personalizado. Deu para perceber como o uso da tecnologia é fundamental para a execução de tarefas e a criação de estratégias, trazendo mais resultados, maior produtividade e eficiência aos processos.
Mas, claro, tenha cuidado com a automação. O relacionamento pessoal ainda é importante para conquistar e fidelizar clientes.