Mídia

Porque usar um template para criar um site é uma boa ideia

Usar um template pode poupar muito tempo sem abrir mão da criatividade

Qualquer pessoa que esteja criando seu próprio site busca um resultado que proporcione uma experiência completa para os futuros visitantes. Porém, sabemos que montar uma plataforma do zero pode ser um trabalho desafiador e demorado, por isso, os templates prontos são recursos populares, que agilizam todas as etapas de criação.

Os modelos de sites — pré definidos e editáveis — permitem que você crie e personalize um site como se fosse um designer profissional, mas investindo muito menos e de maneira simplificada, podendo colocá-lo no ar em poucas horas. As plataformas geralmente oferecem opções diferentes para cada necessidade, como de site em construção, uma nova loja online, blog, portfólio, home page e muitos outros modelos.

Mas, qual o problema em tentar criar um site do zero?

Um template já contará com toda a base que você precisa para a montagem. Basicamente ele é um documento composto por um conjunto de arquivos, como folhas de estilos CSS, imagens, aplicativos e linguagens de formatação — como o código em formato HTML — que já foram criados por alguém e estão inseridos na plataforma base.

Agora imagine que você tivesse que utilizar toda essa linguagem de programação e diversas camadas de arquivos para montar seu site desde o início, código por código para cada função — setas, imagens, cores, botões, etc. Certamente, se você não é um profissional da área, teria que recorrer a um para colocar seu site no ar.

Um modelo pronto também pode ser criativo

Analisando bem, talvez montar um site sozinho do zero seja uma tarefa quase impossível, e um investimento desnecessário, mas, isto não significa que ao criar um site a partir de um modelo já definido não haja como inserir sua personalidade ou a da sua empresa.

A maior atenção que você deve ter na hora de escolher a plataforma e o modelo que você irá editar está em alguns pontos importantes:

  • Escolha uma plataforma que contenha modelos totalmente editáveis e fáceis de usar;
  • Defina a ideia de site que você deseja para facilitar na hora da escolha do template;
  • Não esqueça de verificar se os modelos da plataforma que você se cadastrou são inclusos na mensalidade ou são pagos separadamente;
  • Alinhe quais são os recursos mais importantes para seu site: funções para vendas, botões para redes sociais, boa qualidade de imagens, pop-up para cadastros, etc.;
  • Não esqueça de pensar em um bom nome de domínio. Afinal, será por ele que os consumidores e visitantes encontrarão o seu site.

Com a ideia já definida fica mais simples de escolher entre as opções e de filtrar as categorias que irão se adequar ao seu propósito. Não se preocupe em escolher um template que tenha todos os detalhes que você deseja, pois, certamente você poderá editá-los depois, como as cores, imagens e outras funções que necessite.

Tipos de templates

Alguns sites oferecem templates mais básicos, que poderão ser modificados somente em alguns pontos. Já outros, disponibilizam recursos diferenciados e modelos totalmente editáveis. A diferença entre cada tipo, no final, corresponderá com a sua necessidade, que pode tanto ser atendida com um modelo mais básico, quanto precisará de algo mais elaborado para conseguir um resultado melhor.

Para exemplificar sobre modelos e necessidades, vamos analisar parte do catálogo de templates de um famoso criador de sites:

Podemos notar que há templates para diversas necessidades, como lojas online, portfólio profissional, empresas de segmentos específicos e até mesmo para projetos únicos, como um evento.

Ter esta informação em cada categoria e modelo é muito importante porque a sua necessidade é única, e precisará ter recursos específicos. Uma loja online, por exemplo, precisa que haja ferramentas diferentes de um portfólio, já que ela contará com catálogo, estoque de peças, meios de pagamento, carrinho de compras e necessitará até mesmo de um espaço para informações de cada produto.

Já o portfólio, ainda que seja um site, deverá ter foco mais profundo relacionado à experiência visual do visitante e nas informações profissionais, que deverão estar distribuídas de forma clara e cativante. Por isso, será um ambiente voltado para a informação e com recursos bem diferentes do site de vendas.

Atente-se a isto na hora de escolher o seu modelo, pois assim facilitará tanto a edição e montagem das páginas do seu site, quanto você não arriscará passar horas excluindo recursos desnecessários e sem utilização.

Um site, mesmo que editado a partir de um modelo pronto, sem atenção aos detalhes, tanto visuais quanto funcionais, pode resultar em uma experiência ruim para os visitantes. Então lembre-se: não é só o visual que conta para um site, mas toda a experiência funcional que o visitante terá.

Escolha conforme a sua necessidade

Agora que você sabe que criar um site vai muito além de imagens e formato de letras, podemos definir que escolher um template pronto é uma ótima opção na hora de criar seu próprio site.

É muito importante que você escolha uma ferramenta simples, confiável e dinâmica para editar seu modelo escolhido, assim, garante que o resultado ficará muito mais fácil de alcançar e você terá um site novo e navegável em poucas horas.

Por fim, uma ótima dica é acompanhar os tutoriais, quando disponíveis, de edições, recursos ou até mesmo primeiros-passos, pois farão toda a diferença quando você realmente for colocar a mão na massa e lançar seu novo site.