Presença-digital é sua marca estar posicionada na internet e disponível 24 horas por dia, atingindo não apenas seus consumidores, mas também quem ainda não a conhece.
A presença digital de empresas, como conceito, foi evoluindo com o passar dos anos. Por muito tempo bastava ter um site e já se podia considerar uma empresa on-line.
Entretanto, o site virou commodity, embora ainda hoje algumas empresas não tenham o seu. As redes sociais, por sua vez, vieram para que as marcas se relacionassem com seus consumidores e não apenas colocassem informações fixas em um site.
As-redes sociais se proliferaram, mas o público de cada uma muitas vezes é bem diferente, fazendo então com que as marcas não precisem estar em todas e sim preferencialmente onde o seu público consumidor está.
Perfil de internautas
? Facebook: Mais de 50% dos internautas têm entre 18 e 34 anos e 95% acessam pelo celular.
? Instagram: 70% dos brasileiros têm acesso ao Instagram e 48% dizem ter comprado produtos vistos na plataforma.
? YouTube: 96% dos internautas têm entre 18 e 34 anos e 31% se interessam por conteúdo de aprendizado.
? LinkedIn: 32 milhões de usuários no Brasil e um a cada quatro usuários são pós-graduados.
? Twitter: Internautas têm entre 21 e 44 anos, 50% não têm filhos e 94% participam de decisão de compra.
? Tiktok: 41% dos usuários têm entre 16-24 anos e 50% confiam nas recomendações de personalidades.
Redes sociais para marcas não são lugar apenas de brincadeira, embora algumas vezes possam se encaixar em algum meme e pegar carona.
As marcas estão ali para se relacionar com o cliente e distribuir conteúdo relevante que inspire, eduque e convença os internautas com temas relacionados a seus produtos ou serviços.
Marketing de conteúdo
Para aumentar a visibilidade de sua empresa, inspirar, instruir e aumentar o relacionamento e a interação com seu público, existem diversos tipos de conteúdo que podem ser criados e distribuídos:
? Artigos em texto: Blog, Facebook, LinkedIn, jornais e revistas.
? Vídeos: YouTube, LinkedIn, blog, Instagram e televisão.
? Imagens: Facebook, LinkedIn e Instagram, jornais e revistas.
? Infográficos: Blog, Facebook e LinkedIn, jornais e revistas.
? Podcasts: Blog, Facebook, LinkedIn e rádio.
? No Twitter podemos replicar todo conteúdo gerado nas variadas redes sociais.
Diferença entre os ambientes on e off-line
Diante do cenário de constantes mudanças na humanidade, estar no ambiente digital tem se tornado cada vez mais essencial.
Fazendo um breve comparativo, mídias off-line out of home, como totens em estações de metrô, estão vendo seu impacto se reduzir à medida que menos pessoas saem de casa e utilizam este meio de locomoção.
Outras mídias off-line atingidas foram as que têm suporte no papel, que já tinham seu fim previsto por conta da contaminação do meio ambiente, mas a menor circulação de pessoas nas ruas e o aumento de conteúdo on-line aceleraram o problema.
Agora que você já sabe como otimizar a presença digital de sua empresa por intermédio do marketing de conteúdo, implemente as mudanças da melhor forma!
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