O Procon enviou uma notificação para a operadora Claro e também para as empresas Samsung e Motorola sobre a propaganda de aparelhos de celular com a nova tecnologia da rede 5G no Brasil. O serviço ainda não foi implementado no país.
As empresas terão que responder aos questionamentos do órgão, já que estão vendendo aparelhos com essa tecnologia em seus sites, apesar da rede 5G sequer ter chegado no Brasil.
Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.
O primeiro leilão, referente a implementação do novo serviço de internet, será feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e está marcado para o primeiro semestre de 2021.
O Procon segue questionando se os produtos vendidos atrelado a tecnologia do 5G já estão sendo vendido no Brasil, e, caso contrário, por que consta esta informação explicitamente na publicidade dos aparelhos, além de também perguntar se o consumidor está avisado das limitações do serviço oferecido.
Para além deste questionamentos, a Claro também precisará explicar se teve autorização dos órgãos competentes para ofertar o serviço 5G e se tem como disponibilizar detalhes do que está oferecendo a seus clientes, como amplitude do serviço, suas limitações e se tudo o quanto foi prometido será garantido.
As empresas já se manifestaram e afirmaram que irão responder ao Procon, mas ainda não esclareceram até o momento sobre os questionamentos feitos.
O Brasil deverá ter acesso à nova tecnologia de rede 5G somente no segundo semestre de 2021, após um leilão, que sofre impasses entre EUA e China. No entanto, o presidente Bolsonaro já afirmou que ‘quem irá decidir o 5G será ele, e não terceiros’.