Por ser uma das redes sociais mais populares da atualidade, é normal que o TikTok seja também uma plataforma atrativa para propagandas.
A partir de agora, porém, anúncios de criptomoedas feitos por influenciadores estão proibidos do app da ByteDance. Juntamente às criptomoedas, as novas diretrizes de uso da empresa para influenciadores também proíbem serviços financeiros.
Leia também: TikTok apresenta a campanha #LivreParaSer.
Empresas de empréstimo e cartões de crédito estão inclusas no banimento. Segundo o Merca2.0, o motivo da decisão se dá pelo desejo da TikTok de impedir que investimentos de alto risco sejam promovidos na plataforma e também para não abrir brecha para esquemas maliciosos, como empresas com sistema de pirâmide e fraudes.
Como-nota o Entrepreneur, serviços relacionados a dinheiro ainda poderão anunciar na plataforma, mas apenas como propaganda impulsionada e para usuários com 18 anos ou mais.
A diferença é que esses anúncios não poderão ser feitos em patrocínio com contas populares – algo que é bastante comum tanto no TikTok quanto em outras redes, como Instagram e Twitter.
Até hoje, o TikTok nunca havia definido diretrizes para lidar com propaganda de criptomoedas e serviços financeiros em sua plataforma. Apesar disso, se tornou um assunto bastante popular na rede social, principalmente pelo fato de que nos últimos anos, as criptomoedas têm se tornado mais populares pelo mundo, e, portanto, um assunto mais relevante.