Os Canais do WhatsApp são o mais novo recurso acrescentado ao app de mensagens, funcionando como um canal direto de informações para quem publica ou recebe conteúdos, bem semelhante à mesma função no Telegram. Assim, os usuários podem se cadastrar para receber posts e links fresquinhos, postados por canais oficiais de notícias, celebridades, esporte, streaming, e muito mais.
Após o lançamento, os principais veículos de comunicação, marcas, plataformas e celebridades do Brasil e do mundo já aderiram à novidade, e é claro que o Promoview não poderia ficar de fora! Agora, as News diárias e semanais do Promoview têm seu canal oficial no WhatsApp. Para receber as melhores atualizações sobre o mercado de brand experience, clique aqui e depois em ‘Seguir’. Para não perder nenhuma atualização, ative o sininho na parte superior e compartilhe com seus amigos para eles também ficarem bem informados.
Quais as vantagens da nova funcionalidade do WhatsApp?
Os Canais foram criados em uma nova aba chamada Atualizações, separada das conversas com familiares, amigos e comunidades. Nela, o usuário vai encontrar o Status e os canais que desejar seguir.
Os Canais são um recurso de transmissão unidirecional para os administradores enviarem texto, fotos, vídeos, figurinhas e enquetes. Para ajudar o público a selecionar canais para seguir, o WhatsApp criou um diretório pesquisável onde dá para encontrar hobbies, equipes esportivas, atualizações de autoridades locais e muito mais. Também é possível acessar um canal através de links de convite enviados em conversas e e-mails ou publicados online.
De acordo com o comunicado de divulgação do novo recurso, o objetivo é criar o serviço de transmissão que oferece o maior nível de privacidade, o que já começa com a proteção das informações pessoais de administradores e seguidores. O número de telefone e a foto do perfil dos administradores de um canal não são visíveis aos seguidores. Em contrapartida, seguir um canal não vai revelar o número de telefone do usuário ao administrador ou a outros seguidores. Quem uma pessoa decide seguir é uma escolha individual dela.
As atualizações dos canais não serão exibidas para sempre. O histórico do canal só ficará armazenado nos servidores do WhatsApp por até 30 dias e a plataforma disse que vai incluir formas de fazer as atualizações desaparecerem ainda mais rapidamente dos dispositivos dos seguidores. Os administradores também podem bloquear capturas de tela e encaminhamentos no canal.
Os administradores também podem decidir quem pode seguir o canal e se desejam que ele seja descoberto no diretório ou não. Uma vez que o objetivo dos Canais é alcançar um público amplo, eles não são protegidos com a criptografia de ponta a ponta por padrão.
O WhatsApp entende que há alguns casos em que canais com essa proteção para um público limitado podem fazer sentido, como uma organização de saúde ou sem fins lucrativos, e isso também está sendo considerado como uma opção futura.