No Dia Internacional da Mulher o vídeo “Para cada começo tem uma de nós” criado pela agência boutique estud.io e dirigida por Camila Cornelsen com uma produção essencialmente formada por mulheres, marcou o lançamento da campanha #SheMovesUs da Puma.
Na nova plataforma de comunicação, a marca alemã eleva as mulheres que se movem juntas para alcançar realizações por meio do esporte, da cultura e de seus próprios valores.
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Com um tom poético, ao mesmo tempo potente e sutil, o filme mostra a realidade de como é começar algo novo entre as mulheres e como é importante o apoio inicial na prática esportiva.
Além disso, ele também mostra o cuidado de umas com as outras, lembrando o significado do termo sororidade e o valor que ele tem no esporte e no incentivo a que cada vez mais mulheres pratiquem esportes.
“‘Para cada começo, tem uma de nós’ fala sobre o quanto nós, mulheres, enfrentamos desafios e superações ao nos aventurarmos por uma nova modalidade.”, explica sócia e diretora de Criação da esutd.io Ana Mattioni.
“Ter o apoio de outras mulheres quando começamos algo novo traz conforto e confiança, conforto por saber que outras sentem e passam pelo mesmo que a gente e confiança porque saber que outra mulher consegue faz a gente se sentir capaz de começar também.”, complementa a executiva.
A escolha de uma equipe de produção essencialmente feminina, a Seiva e direção de Camila Cornelsen, também faz parte da visão sobre a compreensão e apoio das mulheres em diferentes desafios.
“Esse pensamento vem comigo já desde muito cedo, porque o ambiente de direção e produção, especialmente o departamento de câmera, era um ambiente muito raro de ser ver mulheres.”, comenta Camila Cornelsen, diretora de fotografia da Seiva.
“Para mim era difícil chegar em ambientes em que só tinha homem, então desde que comecei a dirigir busquei formas de deixar a produção mais feminina e diversa e esse set, em especial, era muito importante que a gente se sentisse acolhida.”, complementa a diretora.
Além disso, na comunicação, o discurso de performance e superação mais conhecido no cenário esportivo também assusta. Parece que é preciso ser uma supermulher para atender essa expectativa, gerando pressão, frustração e afastando muitas mulheres do esporte.
Tudo isso vem de uma falta de incentivo à prática de esportes desde a infância, da insegurança e do machismo estrutural enraizados na cultura e que impedem mulheres de buscar suas realizações e sonhos no esporte.
O filme marca o lançamento da campanha #SheMovesUs como parte da estratégia da marca adotada desde 2019 e que colocou as mulheres no centro da estratégia de negócios da empresa no país. Seu lançamento estabelece o início de várias ações ao longo de 2021, que incluem parcerias e conteúdos que reforçam o papel da mulher no esporte.
“Queremos incentivá-las e convidá-las a começar uma nova modalidade e que possam contar com a nossa marca em cada um desses começos.” acrescenta Rubia Dalla Pria, responsável pelo projeto na Puma Brasil.