Arquivos apagados acidentalmente ou perdidos em um pen drive corrompido ou formatado podem ser recuperados com a ferramenta da Wondershare.
Imagine o seguinte cenário: você está prestes a participar de uma conferência importante sobre sua empresa para um público de investidores. A apresentação foi cuidadosamente preparada para que nenhum dado fosse compartilhado erroneamente e o arquivo contendo seus slides está salvo no seu computador.
Porém, quando você vai acessar o arquivo, o computador não funciona corretamente. E agora? Improvisar informações e torcer pelo melhor não é uma opção. Naturalmente, o nervosismo vem à tona e você se arrepende por não ter uma cópia portátil da apresentação consigo a fim de evitar esse cenário indesejado.
A situação descrita acima foi o estopim que levou o israelense Dov Moran a investir seus esforços e conhecimentos em tecnologia na criação de um dispositivo portátil capaz de agir como um disco rígido. Assim, Moran inventou o pen drive, a fim de nunca mais passar por um momento desagradável como aquele.
Desde então, a invenção de Moran auxiliou inúmeras pessoas ao redor do mundo a transferir, armazenar e manter uma cópia reserva de documentos importantes, sejam arquivos de cunho profissional, pessoal ou acadêmico.
Infelizmente, devido a erro humano, danos físicos, contaminação por vírus, formatação acidental ou incorreta, entre outros fatores, fotos, vídeos, áudios, documentos PDF etc. podem ser prejudicados, fazendo com que pareçam irrecuperáveis.
Porém, com o software desenvolvido pela Wondershare, empresa atuante no mercado tecnológico desde 2003, recuperar arquivos apagados do pen drive corrompido, formatado ou danificado se tornou algo possível e extremamente rápido.
Aprenda como recuperar arquivos apagados do pen drive com o Recoverit
A primeira etapa rumo à recuperação dos dados perdidos do seu pen drive consiste no download e na instalação do Recoverit no seu computador. O software está disponível tanto para máquinas com o sistema operacional Windows nas versões 11,10,8,7 e Vista quanto para macOS X 10.10 ou posterior.
Após baixar e instalar, conecte o pen drive com problema na porta USB e confira se ele foi devidamente detectado pelo computador. Inicie o Recoverit e execute o passo a passo a seguir.
1 – Encontre e selecione o dispositivo USB
Com o software aberto e o pen drive previamente conectado, procure pelo nome do dispositivo na seção “Selecione um local para iniciar a recuperação”. Nela, você encontrará todos os discos rígidos e externos conectados ao computador.
Vale destacar que o programa está preparado para reaver arquivos de outros dispositivos além do pen drive. Isso porque o Wondershare Recoverit foi projetado para reverter a perda de informações contidas em diferentes dispositivos USB, ou seja, periféricos que demandam apenas a conexão com a porta USB do computador ou notebook para transmitir ou guardar dados.
Dessa forma, o programa também suporta discos rígidos externos, SSDs portáteis, celulares e tablets com sistema operacional Android, players MP3/MP4, câmeras, filmadoras e consoles de jogos baseados em USB.
2 – Inicie a digitalização do pen drive
O Recoverit dará início a uma varredura detalhada no pen drive a fim de detectar todos os dados contidos nele. Esse processo de escaneamento costuma demorar alguns instantes, mas pode ser pausado ou até interrompido se necessário.
Por isso, se você já tiver visualizado os dados que deseja recuperar, não é preciso esperar pela finalização completa da digitalização. O único cuidado a ser tomado nessa etapa é o de não pausar e retomar a varredura muitas vezes, porque isso pode prejudicar os dados e diminuir as chances de sucesso na recuperação.
3 – Recupere os arquivos apagados do pen drive
Antes de realizar efetivamente a recuperação dos arquivos perdidos, é possível visualizar uma prévia deles, como é o caso com fotos, documentos e vídeos. A ferramenta de pré-visualização auxilia o usuário a conferir se os dados recuperáveis encontrados no pen drive são de fato os desejados.
A marca do fabricante do pen drive não interfere ou altera os passos descritos acima para a recuperação de dados USB, pois o Recoverit é compatível com os nomes mais populares do mercado, como Sony, Sandisk, Kingston, Seagate e Samsung.
Motivos que podem apagar ou resultar na perda de dados em pen drive
Todos conhecemos a sensação frustrante de perder dados relevantes mesmo após tentarmos preservá-los em um pen drive. Mas poucos têm ciência dos cenários mais comuns que desencadeiam tais perdas. Conhecê-los, com intuito de saber como evitá-los, é uma medida válida para garantir a segurança dos seus arquivos mais queridos.
Contaminação por vírus ou softwares maliciosos
A ação de vírus ou malwares, título conferido a programas desenvolvidos com intenção de explorar vulnerabilidade ou danificar redes ou dispositivos, é comumente relacionada à perda de dados armazenados em pen drives.
A contaminação costuma ocorrer em virtude da conexão do pen drive com um computador com vírus e resulta na corrupção de dados e comprometimento da segurança do dispositivo USB.
A medida preventiva mais efetiva é realizar varreduras de rotina tanto no computador utilizado quanto no próprio pen drive com auxílio de um programa de antivírus sempre atualizado.
Danos Físicos
Em adição aos perigos digitais, os danos físicos também merecem a atenção. Os fatores que podem danificar fisicamente o pen drive e até inutilizá-lo são numerosos.
Os mais comuns são: exposição prolongada à alta temperatura e/ou à umidade, dano relacionado à queda e impactos e quebra de componentes internos. A melhor forma de evitar tais problemas é preservar o dispositivo em um local seco e com temperatura amena.
Ejetar o pen drive incorretamente
A frase “Remover hardware e ejetar mídia com segurança” soa familiar? Ela aparece na tela do computador como uma ação recomendada para desconectar corretamente um dispositivo USB.
A resposta mais comum é ignorá-la e retirar o pen drive sem pensar muito a respeito das consequências. Mas isso não é a ação correta, pois a ejeção de forma abrupta tem o potencial de acarretar erros no sistema interno do pen drive e corromper arquivos.