A cervejaria Heineken virou alvo de críticas após publicação de uma propaganda nas redes sociais. Na postagem, a marca demonstrava apoio ao Dia Mundial sem Carne e convidava os consumidores a comerem mais verdes.
“Neste Dia Mundial Sem Carne, que tal comer e beber mais verde? A cerveja feita com água, malte, lúpulo e nada mais. É a opção perfeita para o acompanhamento de hoje.”, trazia a publicação.
Não demorou muito para o “tribunal da internet” bombardear as redes sociais da marca por conta da postagem. A ação, que era apenas no Instagram da marca, causou uma reação que extrapolou para outras redes como o Twitter, onde a militância se encarregou de disseminar a hashtag #churrascosemheineken
A galera do churras não perdoou. A postagem teve milhares de comentários, e a maioria esmagadora dizia que iria comemorar a data comendo carne sem Heineken.
O coro foi puxado por perfis de ruralistas e até de churrascarias. Segundo muitas entidades do setor ruralista, a postagem foi “vergonhosa”.
A Heineken se posicionou rapidamente sobre o assunto por meio da seguinte nota:
“A Heineken respeita a diversidade de gostos e a livre escolha do consumidor. Seja para acompanhar um bom churrasco, uma salada ou qualquer outro tipo de refeição, para nós o mais importante é que as pessoas possam ter uma cerveja de qualidade para essas ocasiões. Em relação ao post do último dia 20, o único objetivo era reforçar que, por ser uma cerveja com ingredientes naturais em sua receita, feita exclusivamente com água, malte e lúpulo, e nada mais, também é uma opção viável ao público que segue um estilo de vida diferente e opta pelo consumo de produtos veganos. Assim como é uma opção às pessoas que amam carne. O fato não significa, de forma alguma, a desvalorização de qualquer setor da economia, apenas ressalta o direito de escolha dos consumidores”.
Mesmo assim as entidades pecuaristas já compraram a briga nas redes sociais.
A Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac) disse que repudiava veemente a sugestão e rebateu fazendo uma nova proposta: que o setor adotasse o slogan “Churrasco sem Heineken”.
“A empresa demonstra total desrespeito e desconsideração à pecuária brasileira, que é motivo de orgulho por ser a primeira pecuária comercial do mundo.”, diz o texto.
O boicote foi endossado pela Associação dos Criadores de Nelore de Mato Grosso (ACNMT). A entidade afirmou, também em nota, que a campanha da cervejaria é difamatória e que por meio dela a empresa demonstra “desrespeito e desconsideração” ao setor.
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