OMO, marca de cuidados com as roupas presente em mais de 75% dos lares brasileiros, inicia campanha para reforçar compromisso com temas ligados ao universo da sustentabilidade.
O foco principal é o plástico, lixo mais presente nos oceanos e praias e com tempo de decomposição que pode alcançar até 450 anos.
A ação faz parte de uma estratégia da Unilever que retoma temas importantes já abordados em campanhas passadas como "Um Enxágue Basta", que reforçava a questão da economia de água na hora de lavar as roupas.
Em linha com seu Plano de Sustentabilidade, a companhia anunciou o compromisso de ter 100% de suas embalagens de plástico reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis até 2025.
No Brasil, os esforços estão direcionados para as marcas de cuidados com a casa. As primeiras ações previstas são mutirões de limpeza em praias para recolher material plástico, que será reutilizado na produção de embalagens recicladas.
“OMO sabe o quanto é importante preservar a natureza e deixar um planeta melhor para as crianças. Por isso, estamos investindo em pesquisa e desenvolvimento para aprimorar cada vez mais nossos produtos e buscando soluções como diminuir o uso de plástico virgem na produção das embalagens.”, comenta Giovanna Gomes, diretora de Marketing de OMO.
Oceano Sem Plástico
OMO e WWF-Brasil se uniram em março deste ano para realizar mutirões de limpeza nas praias de Copacabana, no Rio de Janeiro, e Fernando de Noronha e Recife, em Pernambuco. Nessas ações, foi recolhida mais de uma tonelada de lixo.
O próximo encontro de voluntários será no dia 22 de abril, Dia Internacional da Terra, na Baía de Guanabara, em Niterói (RJ).
Todo plástico recolhido será reutilizado na produção de dez mil garrafas especiais de OMO para uma edição limitada do lava-roupas líquido da marca. Além do lixo retirado das praias, cooperativas parceiras que atuam em regiões do litoral brasileiro também vão fornecer material para as novas garrafas.
“Sabemos que a limpeza de algumas praias não resolve o problema estrutural de poluição que existe no Brasil. Por isso, a edição especial tem como objetivo chamar a atenção para o processo de economia circular. Além disso, OMO irá incluir plástico reciclado em todas as garrafas da linha Multiação. Esta iniciativa contribuirá para reduzir a demanda por plástico virgem, deixando de usar mais de 500 tons por ano no processo de fabricação de OMO, além de fomentar toda cadeia de plástico reciclável.", comenta Giovanna.
As ações de marketing sustentável serão suportadas por uma estratégia geral de mídia assinada pela agência in house da Unilever, o U-Studio, em parceria com a F.biz. O plano contempla conteúdos educacionais nas redes sociais da marca e mídia OOH.