Quase três anos depois...

X se prepara para lançar sua primeira campanha sob domínio de Elon Musk

Detalhes da publicidade – a primeira desde a compra da rede em 2022 – envolvem a promoção do X como “app de tudo” e incluem a plataforma de pagamento “X Money”

Mais de dois anos após ser adquirida pelo bilionário Elon Musk, a rede social X (antigo “Twitter”) finalmente lançará a sua primeira campanha publicitária. Os detalhes foram divulgados primeiro pelo AdAge, por meio de uma entrevista exclusiva com Angela Zepeda, Head Global de Marketing da plataforma.

Segundo a executiva, a campanha deve se concentrar em posicionar o X como “o app para tudo”, ressaltando novidades recentemente mencionadas pela empresa, como a plataforma de pagamentos “X Money”.

Vetor digitalizado mostra símbolo da rede social X: empresa divulgou detalhes de sua primeira campanha publicitária
Imagem: pikisuperstar/FreePik

Aliança com Visa sinaliza recuperação publicitária do X com primeira campanha

Desde a sua aquisição da plataforma, Elon Musk vem enfrentando pesados posicionamentos contrários de diversas marcas. Recentemente, o bilionário chegou a mover processos judiciais contra nomes como Lego, Nestlé, Tyson Foods, Abbott Laboratories, Colgate-Palmolive, Pinterest e Shell – este processo, inclusive, é um apêndice anexado a outro, de 2024, movido contra a Disney, Unilever e outras marcas globais.

Ainda que esse processo ainda esteja em curso, o avanço da primeira campanha publicitária do X conta com um parceiro forte: o “ex Twitter” conta com o apoio da Visa como suporte de processamento de pagamento para o X Money, que ainda não foi lançado, mas deve chegar em 2025 (ao menos, foi o que disse a CEO do X, Linda Yaccarino, em publicação na plataforma que reproduzimos abaixo).

Ao AdAge, Zepeda afirmou que, “embora existam muitas aplicações que nos permitem compartilhar mensagens, realizar pagamentos ou assistir à televisão, fazer tudo isso do mesmo lugar é muito mais sensato”. A executiva afirmou que essa premissa será o motor central da nova campanha do X, que deve ressaltar como a plataforma é versátil, “com diversidade de recursos”.

Ainda não foi informada qual será a data de estreia da nova campanha, mas ela deve ser, ao menos inicialmente, restrita aos Estados Unidos. A parceria com a Visa não parece ter reflexos em outros países neste primeiro momento e, no caso do Brasil, é válido ressaltar que a presença do X é mais burocrática, cumprindo apenas obrigações de nossa legislação com representantes legais, mas nenhuma outra veiculação própria.

Mas o que é o “X Money”?

Um dos recursos a serem divulgados na campanha deve ser o “X Money”, uma plataforma de processamento de pagamentos que a empresa liderada por Elon Musk deve lançar ainda em 2025. Os detalhes sobre ela ainda são escassos, mas o que se sabe é que a Visa é quem será a parceira para processamento dos valores transacionados.

Mais além, a plataforma deve funcionar especificamente nos EUA, já que os anúncios formalizados até agora mencionam nomes como “Venmo” e “CashApp”, duas plataformas de envio e recebimento de valores populares nos EUA e que serão integradas à rede social de alguma forma. No caso da Venmo, já havia integração com o Twitter, mas não se sabe ainda se isso ainda persiste hoje.

Pelo anúncio do X, mais acima, tudo indica que o X Money contará com transferência direta de valores (via Visa Direct), mas também se conecta a cartões de débito e transferência para e da conta bancária.

Imagem mostra Angela Zepeda, Head Global de Makreting do X
Angela Zepeda, Head Global de Makreting do X (Imagem: Washington Post/Todos os direitos reservados)

De uma forma resumida, a ideia de transformar o X em um “app de tudo” tem uma premissa bastante sólida: na China, o WeChat já faz isso. Assim como sua contraparte norte-americana, ele também começou como um aplicativo social – especificamente, envio e recebimento de mensagens, similar ao WhatsApp.

Aos poucos, ele foi ganhando mais e mais funções e, hoje, consolidou-se como um “super app” multifuncional: comunicação imersiva (holografia, tradução em tempo real), serviços financeiros (yuan digital, investimentos automatizados), saúde (monitoramento vital, consultas em metaverso) e vida cotidiana (IoT, cidades inteligentes, e-commerce 3D) são apenas algumas de suas capacidades.

Rafael Arbulu Redator
Redator
Jornalista com (quase) 20 anos de experiência cobrindo tecnologia, entretenimento e negócios, e especialista em conteúdo SEO.