Agência de connected experiences implantou software de Inteligência Artificial para aumentar eficiência do negócio.
A Sallero, agência de connected experiences – live marketing, mídia e digital, adotou o software de people analytics para performance Fhinck.
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Com a solução, implantada há cerca de um ano, a agência conseguiu obter uma visão mais ampla e assertiva da operação, com análises de dados em tempo real e índices de engajamento interno, o que permitiu identificar gargalos nas áreas, melhorias de processos, redução de custos, além de um aumento de 20% em produtividade.
De acordo com João Paulo Filomeno, CEO da Sallero, a agência está sempre em busca de inovação para testar. Foi assim que ele conheceu a startup brasileira Fhinck – focada em aumentar a performance e eficiência dos processos de negócios.
“Gostamos de testar inovação antes de oferecer ao cliente. Encontramos na Fhinck uma ferramenta adaptável para a realidade do nosso negócio, que é muito dinâmico.”, conta João Paulo.
Sem concorrentes diretos, o Fhinck é um software baseado em Inteligência Artificial, de fácil e rápida implementação (plug and play) e comercializado como SaaS (Software as a Service), com licença mensal por computador. Uma vez instalado, o software entende automaticamente como os usuários estão trabalhando, trazendo insights com foco em eficiência operacional e people analytics.
Com esses dados (Big Data) , os algoritmos analisam automaticamente e sem intervenção dos usuários as oportunidades para aumentar a eficiência operacional a partir de análises de:
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Nível de foco e concentração das equipes nas atividades produtivas (ex.: análise do tempo no computador e de atividades fora do computador);
Relatórios manuais que possuem potencial para serem eliminados, substituídos por relatórios sistêmicos ou automatizados (ex.: análise do gasto de tempo de planilhas em toda a empresa);
Atividades manuais repetitivas devem ser priorizadas para robotização ou integração sistêmica (ex.: análise de copiar e colar entre telas de sistemas).
Na Sallero, o Fhinck permitiu tomadas de decisões mais ágeis e respaldadas por dados. Durante a crise econômica, por exemplo, o sistema ajudou a empresa a ter uma visão melhor das medidas que deveriam ser tomadas, sem prejudicar a operação e ainda de forma a otimizar a estrutura, reduzindo custos.
Filomeno também contou que o maior desafio com a adoção do sistema foi quebrar a resistência dos colaboradores em relação ao software. “É natural todos compararem o software a um big brother e o nosso maior desafio foi desmistificar essa ideia. Optamos pelo diálogo e transparência com os colaboradores, além de entregar um canal de benefícios para que eles enxergassem o valor do sistema.”
O maior desafio se tornou uma oportunidade. O CEO da Sallero decidiu criar, junto com a Fhinck, um relatório de desempenho para cada colaborador a fim de apresentar os seus índices de forma personalizada e por área de atuação, além de pontos de melhorias.
“A ferramenta deu a possibilidade de avaliarmos a produtividade fora do escritório também, o que viabilizou a implantação de um benefício muito desejado pelos colaboradores, o home office. Conseguimos mensurar um aumento de 20% em produtividade.”, afirma.
Segundo Paulo Castello, CEO da Fhinck, o projeto com a Sallero trouxe a oportunidade de contribuir cada vez mais na jornada do colaborador dentro das empresas. “O Fhinck é um sistema que aprende e evolui com cada empresa e indivíduo a fim de ajudá-los a ter maiores ganhos em performance, resultados e, principalmente, qualidade de vida.”, concluiu.
Sobre a startup Fhinck
Fundada em 2015, a Fhinck é uma startup brasileira de tecnologia focada em aumentar a eficiência dos processos de negócios. Localizada no Cubo Itaú, a startup usa a Inteligência Artificial para acompanhar a rotina e comportamento de milhares de profissionais para trazer mais performance e bem-estar no dia a dia processos e identificar, automaticamente, oportunidades para melhorias e aumento da produtividade nas operações de backoffice.
A Fhinck foi avaliada como uma das 100 mais inovadoras do Brasil no ranking 100 Startups to Watch, em parceria do Valor Econômico, Época Negócios e Pequenas Empresas & Grandes Negócios, em 2019. Além disso, também é considerada a startup mais atraente pelas grandes empresas na categoria produtividade, no ranking 100 open startups.
Dentre os mais de trinta clientes atendidos, de diferentes setores da economia, estão: Sallero, Accenture, Deloitte, DHL, Unilever, ThyssenKrupp, Natura, Kroton, Totvs, Rede D'or, São Luiz, Atento, Interfile, Banco Votorantim, Gerdau, Falconi, Everis, entre outros.