Mídia

Salon Line gera polêmica com campanha sobre cabelos lisos

A marca dividiu opiniões com o filme que fala sobre pluralidade de cabelos, mas ressaltando o respeito ao liso.

A nova campanha da Salon Line lançada no dia 22 de abril, acabou dividindo a opinião do público em relação ao discurso utilizado. 

O filme, que tem o mote “Meu Cabelo é Liso e o Papo é Reto” aborda a pluralidade de mulheres (asiáticas, negras, indígenas e brancas), trazendo uma espécie de movimento de empoderamento do cabelo liso. O vídeo conta ainda com uma trilha exclusiva interpretada pela rapper Katú Mirim.

Confira as últimas novidades do universo da publicidade aqui.

Leia também: Salon Line revela talentos da música em parceria com Spotify.

Segundo a marca, o objetivo foi mostrar a  “importância da valorização da pluralidade do liso“. 

Caso não consiga visualizar clique no link

“Trouxemos um rap com a Katú, uma letra incisiva, com um histórico de música de protesto. Fazendo um contraponto, trabalhamos em evidenciar a personalidade do cabelo liso e também a potência da mulher em si.“, afirma o diretor de criação da marca, Alexandre Manisck. 

Contudo, o fato da campanha dar foco para o cabelo liso foi o que gerou a polêmica nas redes sociais, e até mesmo o posicionamento de portais. 

O blog Mundo Negro ressaltou que o pedido de respeito e aceitação aos cabelos lisos não faz sentido, uma vez que o mesmo não sofre qualquer tipo de preconceito, pelo contrário: “[a marca] errou ao sugerir que cabelo liso sofra algum tipo de preconceito também”.

Além disso, outro elemento questionando é o uso do rap na trilha sonora, gênero musical que historicamente é uma ferramenta cultural de expressão da comunidade negra.

 

1837: o futuro trará bonança é melhor entendimento das coisas
2021: rap do cabelo liso.

— Teresa Cristina (@TeresaCristina) April 28, 2021

Por sua vez, a marca se defendeu dizendo que a campanha mostra diversidade nas participantes do filme.

 

O cabelo é liso e o papo é reto. ??

Segura a nova campanha de Meu Liso, com esse time incrível que, juntas, estão aqui pra dizer todas nós somos inspiradoras, somos fortes e somos uma só. #MeuLisoPapoReto pic.twitter.com/IPAthmvumI

— Salon Line (@SalonLineBrasil) April 22, 2021

Alguns internautas Intérprete da canção, Katú Mirim também defende o posicionamento da marca e reforçou que não viu problema na campanha, que abriu espaço para pessoas “não-padrão”. 

“Sou indígena, sapatão e periférica e fiquei feliz em receber um convite onde seria a protagonista sem reforçar estereótipo. Ocupar um espaço onde nunca me vejo. No momento que recebi a letra, fiz algumas alterações. A letra teve como base minha vivência, com um cabelo com dread e, por isso, falei que cabelos lisos são diferentes.“, afirmou a rapper. 

Parte do público também não viu problema na peça, entendendo a campanha como uma forma de mostrar que não são apenas pessoas brancas que têm cabelo liso, e que os cuidados com o mesmo devem ser incentivados para todos.