A nova campanha da Salon Line lançada no dia 22 de abril, acabou dividindo a opinião do público em relação ao discurso utilizado.
O filme, que tem o mote “Meu Cabelo é Liso e o Papo é Reto” aborda a pluralidade de mulheres (asiáticas, negras, indígenas e brancas), trazendo uma espécie de movimento de empoderamento do cabelo liso. O vídeo conta ainda com uma trilha exclusiva interpretada pela rapper Katú Mirim.
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Segundo a marca, o objetivo foi mostrar a “importância da valorização da pluralidade do liso“.
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“Trouxemos um rap com a Katú, uma letra incisiva, com um histórico de música de protesto. Fazendo um contraponto, trabalhamos em evidenciar a personalidade do cabelo liso e também a potência da mulher em si.“, afirma o diretor de criação da marca, Alexandre Manisck.
Contudo, o fato da campanha dar foco para o cabelo liso foi o que gerou a polêmica nas redes sociais, e até mesmo o posicionamento de portais.
O blog Mundo Negro ressaltou que o pedido de respeito e aceitação aos cabelos lisos não faz sentido, uma vez que o mesmo não sofre qualquer tipo de preconceito, pelo contrário: “[a marca] errou ao sugerir que cabelo liso sofra algum tipo de preconceito também”.
Além disso, outro elemento questionando é o uso do rap na trilha sonora, gênero musical que historicamente é uma ferramenta cultural de expressão da comunidade negra.
1837: o futuro trará bonança é melhor entendimento das coisas
2021: rap do cabelo liso.— Teresa Cristina (@TeresaCristina) April 28, 2021
Por sua vez, a marca se defendeu dizendo que a campanha mostra diversidade nas participantes do filme.
O cabelo é liso e o papo é reto. ??
Segura a nova campanha de Meu Liso, com esse time incrível que, juntas, estão aqui pra dizer todas nós somos inspiradoras, somos fortes e somos uma só. #MeuLisoPapoReto pic.twitter.com/IPAthmvumI
— Salon Line (@SalonLineBrasil) April 22, 2021
Alguns internautas Intérprete da canção, Katú Mirim também defende o posicionamento da marca e reforçou que não viu problema na campanha, que abriu espaço para pessoas “não-padrão”.
“Sou indígena, sapatão e periférica e fiquei feliz em receber um convite onde seria a protagonista sem reforçar estereótipo. Ocupar um espaço onde nunca me vejo. No momento que recebi a letra, fiz algumas alterações. A letra teve como base minha vivência, com um cabelo com dread e, por isso, falei que cabelos lisos são diferentes.“, afirmou a rapper.
Parte do público também não viu problema na peça, entendendo a campanha como uma forma de mostrar que não são apenas pessoas brancas que têm cabelo liso, e que os cuidados com o mesmo devem ser incentivados para todos.