Mídia

Samsung Ads provoca reflexões sobre interação com o consumidor

O encontro, promovido pela marca em 23 de março, reuniu nomes importantes do mercado de publicidade e conteúdo e deu espaço a conversas importantes para o mundo do marketing.

Representantes de grandes agências publicitárias e marcas anunciantes se reuniram em São Paulo à convite de Samsung Ads, plataforma de mídia da Samsung Electronics que monetiza espaços publicitários nas Smart TVs Samsung. 

Esse encontro ocorreu no evento Samsung Ads Talks: Resetting your Mind, em uma manhã repleta de dados, insights e provocações, trazendo um convite a uma mudança completa na maneira de pensar as audiências, o que se entende de streaming e o papel que as marcas ocupam na sociedade de hoje em dia. Tudo isto a partir de um mergulho nos hábitos de consumo de conteúdo nas Smart TVs Samsung e nas diferentes características de consumo dos usuários.

Essio Floridi, Sr. Dir. Operações e Vendas Latam de Samsung Ads, abriu o encontro trazendo dados de Samsung Ads e falando sobre a importância de mergulhar nas particularidades de cada tipo de consumidor para uma estratégia de mídia precisa, assegurando o usuário certeiro para cada produto ou serviço, tudo suportado por dados proprietários e por um plano de mídia correto. “Diante de um consumidor cada vez mais difícil de ser descoberto e transitando entre plataformas, as marcas encontram dificuldades em achar, se conectar e engajar este consumidor com uma única estratégia de mídia. Para se ter uma ideia, os dados de Samsung Ads apontam que o consumidor assiste, em média, 15 canais diferentes por mês, o que lhe concede o título de “Turista Linear”. Por isso o ‘se reinventar’ passa ser ferramenta estratégica de diferenciação quando se trata de criar conexões relevantes e principalmente narrativas que encantem este consumidor em seus ambientes de consumo”, explica Essio.

O encontro contou também com a presença da Investidora e Tubarão do programa Shark Tank Brasil, Carol Paiffer e do jornalista e analista econômico Fernando Nakagawa, do canal CNN Brasil,  – ambos canais que fazem atualmente parte do line-up do serviço de streaming gratuito da Samsung, o Samsung TV Plus – num bate-papo mediado por Essio. Na conversa, eles falaram sobre as mudanças em abordagem, linguagem e experiências oferecidas pelas marcas em busca de consideração e estreitamento de relacionamento com o consumidor diante de um cenário competitivo em que o mercado brasileiro se encontra. Ambos trouxeram um tema em comum: a valorização do simples e um convite ao reset do papel que as marcas devem ter na sociedade.

Em um contexto de mudança constante nas experiências digitais e no mundo dos negócios, as empresas que mais têm obtido sucesso são aquelas que buscam simplificar processos e experiências do cliente. A simplificação é algo muito valioso na transformação dos negócios. Além disso, essas marcas também buscam a compreensão do mundo onde o seu cliente se encontra, e este conhecimento do consumidor é de suma importância na transformação de negócios e marcas. Seja no mercado financeiro, no mercado de negócios ou no mercado digital, a simplicidade aproxima e faz com que as coisas se conectem.  

Diante destas mudanças, gerou-se a era das “novas economias”, trazendo novos formatos de negócios que estão surgindo para atender este consumidor “Turista de Plataformas”, incluindo novas ofertas de produtos, e o streaming é um deles.

Apesar do brasileiro ainda valorizar os conteúdos oferecidos nos canais de TV lineares tradicionais (abertos ou pagos) é inegável o fato que temos hoje, um consumidor cada vez mais “streamer”. 74% do tempo dedicado pelo brasileiro numa Smart TV é com conteúdo de streaming. Além disso, quase metade desse tempo é por conteúdo não pago, o que reforça uma preferência do consumidor a buscar cada vez mais entretenimentos de alta qualidade, mas com publicidade que possibilita que este conteúdo seja gratuito. E este cenário é uma oportunidade única para os anunciantes, que devem entender esta valorização da publicidade como um lugar seguro para investir e criar novas conexões com audiências abertas e prontas para descobrir marcas, produtos e serviços nesse contexto.

Também foi falado sobre o FAST (Free Ad-Supported Streaming TV), a nova categoria de streaming que chegou no mercado latino recentemente e promete ficar. Esse serviço chega com uma proposta inovadora de entregar conteúdos de alta qualidade, sem necessidade de cadastro ou qualquer mensalidade, canais com grade de programação linear por meio de um APP e consumido via streaming. 

A Samsung, por exemplo, já oferece esse tipo de serviço no Brasil com o Samsung TV Plus, que já vem incorporado nas Smart TVs Samsung de 2017 em diante, e é um serviço exclusivo para consumidores Samsung. 

“Globalmente, oferecemos tanto canais lineares, quanto programação sob demanda. O sucesso é tanto, que tivemos um crescimento de 100% em consumo no último ano e o nosso consumidor, além de ser extremamente engajado com os mais de 60 canais que oferecemos no Brasil, é extremamente fiel à plataforma e aos canais, transformando o Samsung TV Plus na sua companheira diária de entretenimento, uma vez que a plataforma oferece diversidade de canais para toda a família totalmente curados e 100% brand safety”, diz Felipe Gagliardi, Gerente Sênior de Desenvolvimento de Negócio e Aquisição de Conteúdo do Samsung TV Plus para o Brasil.

“Foi uma oportunidade única de unir grandes nomes do mercado e mergulhar no universo do streaming com dados exclusivos de Samsung TV Plus e Samsung Ads. Plantamos sementes para futuras parcerias e dividimos experiências, estreitando laços com clientes e parceiros, ajudando-os a entender um pouco mais sobre este universo e das incríveis oportunidades de narrativas, formatos e conexões que podemos oferecer. Aliás, os formatos dentro do Samsung TV Plus são extremamente diferentes e possibilitam inúmeras combinações que se adaptem às necessidades das marcas.”, conclui Felipe sobre o evento.