O Santander apresenta seu primeiro produto cultural voltado às crianças com a série animada “Dinheiro em Espécies”, uma cocriação com o Gloob, canal infantil da Globo. Com o objetivo de engajar crianças e pais em educação financeira por meio de conteúdos educativos, a ação vai transformar animais das cédulas de Real em personagens lúdicos. A animação está no ar desde 20 de outubro e conta com 6 episódios de 2 minutos cada, que serão exibidos nos canais Gloob, Viva e GNT e no canal @MundoGloob no Youtube.
Os episódios abordam temáticas específicas dos princípios da educação financeira para o público infantil: “De onde vem o dinheiro”; “Como são as notas de dinheiro”; “Como lidar com a falta de dinheiro”; “Diferença entre querer e precisar”; “Como fazer a mesada durar”; e “Planejamento financeiro”. A série teve seus roteiros avaliados e chancelados por consultores técnicos especialistas em comunicação e em educação financeira para o público infantil.
A educação financeira na infância é um dos fatores em comum entre países de alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ranking que o Brasil ocupa o 87º lugar entre 191 países. Para contribuir na construção das bases de uma relação responsável e equilibrada das crianças com o dinheiro desde cedo, o Santander criou esta campanha para que a educação financeira possa ser melhor conversada entre pais e filhos.
“Uma educação financeira adequada das crianças é a base para que elas se tornem adultos com uma relação saudável, equilibrada e responsável com o dinheiro. Com a série, contribuímos de maneira lúdica para formar cidadãos mais conscientes e capazes de tomar as melhores decisões financeiras no futuro e, assim, prosperarem”, disse Igor Puga, diretor de marketing do Santander.
A ideia principal passa por criar um conteúdo que gere identificação imediata para pais e filhos, com situações que todos já vivenciaram alguma vez na vida, como administrar o dinheiro do lanche, guardar dinheiro para comprar algo importante evitando gastos supérfluos, fazer uma vaquinha com os amigos etc…
“Dinheiro em Espécies é um projeto desenvolvido a muitas mãos. Aprender a se relacionar com o dinheiro é um assunto importante não só para a criança como para toda a família e o projeto conseguiu cumprir esse papel de forma leve e divertida. Além de desenvolver noções básicas sobre finanças, a criançada ainda vai poder conhecer melhor os animais ilustrados nas cédulas de real e que são os grandes protagonistas dessa aventura”, acrescentou Flavia Costa, gerente de Conteúdo Infantil de Produtos Digitais e Canais Pagos da Globo.
Os personagens da série são inspirados nos animais que estampam as notas do Real. Todos carregam personalidades únicas, com seu jeito singular de falar e interagir com os outros protagonistas.
A Tatí, uma tartaruga que simboliza a nota de 2 reais, vive no seu próprio ritmo. Ingênua, empresta dinheiro se pedirem e, se preciso, dá até seu lanche para o amigo e fica sem. O Garcia, uma garça que representa a cédula de 5 reais, gosta de mostrar que tem o que os outros não podem ter, mas no fim das contas, é o mais invejoso e não pensa nas consequências. A Arary, a arara dos 10 reais, é a conselheira, sábia e estudiosa da turma, sempre atrás da próxima estrelinha nota 10. Está sempre bolando um plano para ajudar o pessoal.
O Mic, mico-leão dourado da nota de 20 reais é o mais fominha, consumista e acumulador, e sempre resolve as coisas de um jeito nada convencional. A onça da nota de 50 reais é personificada pela Conça, que até quando tem dinheiro, não quer gastar pois pensa sempre no pior e exagera no pessimismo. O Peixoto, que faz referência a nota de 100 reais, é todo certinho, mas sem noção da realidade e gasta dinheiro como se não houvesse amanhã. Por fim, o Lobato, um lobo guará que alude à nota de 200 reais, é o melhor jogador de basquete do time da escola. Sempre usa a camisa número 200, por isso é um tanto arrogante por achar que vale mais do que os outros e que sabe de tudo.
“A cocriação é um dos pilares mais importantes da oferta da Globo junto ao mercado. Colocamos nossa expertise à serviço dos nossos parceiros para, juntos, chegarmos em ideias que aproveitem a força do nosso conteúdo para levar mensagens de forma fluída e contextualizada. Neste caso, especialmente para o público infantil. Um projeto que requer ainda mais cuidado e atenção, e que demostra a credibilidade de marcas e suas agências na segurança e relevância dos nossos canais e plataformas para o público brasileiro”, concluiu Cláudio Paim, diretor de Produtos Publicitários em Canais da Globo.
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