A Prefeitura de São Paulo lançou o MobizapSP, um serviço de transporte particular que será uma alternativa ao Uber e 99. O app será uma opção a mais para passageiros e motoristas, retendo aproximadamente 10% do valor da corrida, com o restante ficando para o motorista.
“O MobizapSP entra no cenário para quebrar o monopólio que existe no transporte de apps“, revelou o vereador Marlon Luz (MDB-SP) na divulgação. O aplicativo busca oferecer mais segurança ao condutor ao disponibilizar repasses mais justos.
As corridas terão tarifa dinâmica, isto é, mudam de acordo com a oferta, a demanda e a distância. Trata-se do mesmo sistema usado nos apps Uber e 99, porém apenas 10,95% do valor da corrida fica com a plataforma, com todo o restante direcionado à remuneração do motorista.
“Estamos falando de uma taxa justa. Hoje, os motoristas estão acostumados a terem retidos de 40% a 60% do valor da corrida“, apontou Thiago Hidalgo, diretor-presidente da Consulix Tecnologia e vice-presidente de Tecnologia e Operações CSX Inovação.
Os passageiros do MobizapSP vão poder fazer o pagamento das corridas com cartões de débito, crédito, créditos pré-pagos, Pix ou em dinheiro. Fora isso, de modo semelhante ao Uber e ao 99, o app vai contar com um “botão de pânico” para que usuários ou motoristas informem situações de perigo. Pelo toque do botão, será acionada a central da Polícia Militar de São Paulo, que vai receber informações sobre o carro para efetuar a abordagem.
O cadastro de passageiros mantém padrões de verificação de identidade semelhantes aos da Uber e da 99, já que para criar o perfil devem ser apresentados CPF e foto. O cadastro na plataforma já está disponível.
Nesse primeiro momento, o aplicativo pode ser baixado nas lojas Play Store e App Store, só que ainda não dá para utilizá-lo, pois no início da operação a Consulix Tecnologia vai aguardar o cadastro de 10 a 12 mil motoristas.