Experiência de Marca

Skol recebe advertência do Conar por ação que 'fechava o trânsito'

A Ambev se defendeu dizendo que o tom humorístico da ação não deixava dúvidas de que era uma brincadeira, e não iria, de fato, bloquear as ruas.

A Skol anunciou, em abril de 2023, uma ação que dava ao público a oportunidade de aproveitar os espaços nas calçadas e nos entornos de bares com bem mais conforto.

Chamada #fechamentoSkol, a ativação usava a tecnologia para hackear os aplicativos de trânsito.

A marca brincou que colocaria nas ruas de São Paulo uma bicicleta com 100 celulares diferentes, todos conectados a aplicativos de trânsito.

A-intenção era que a bicicleta ficasse parada na frente de alguns bares e que todos os aplicativos apps relatassem, ao mesmo tempo, que a via se encontrava bloqueada para o trânsito. Com isso, o aplicativo poderia avisar aos motoristas para passar longe daquela rua e os consumidores do bar ficariam livres ocupando a via.

A ação foi descrita em detalhes no podcast ‘Na Escuta?’ do Promoview, na época do seu anúncio:

A campanha da Skol causou uma representação no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) com base na reclamação de um consumidor, que afirmou que a iniciativa iria prejudicar o trânsito e fluxo de automóveis e pessoas.

A Ambev, fabricante da Skol, se defendeu dizendo que o tom humorístico da ação não deixava dúvidas de que era uma brincadeira, e não iria, de fato, bloquear as ruas.

Durante uma reunião do conselho de ética do Conar, que aconteceu semana passada, porém, os conselheiros da entidade decidiram que, apesar de haver um contexto de humor, a campanha mostrava algo irregular com o fechamento de via pública, e isso não poderia ser feito dessa maneira.

Por isso, o Conar resolveu pela sustação da campanha, mesmo que seja uma ação pontual, feita pela marca. Além disso, a agência responsável pela ação recebeu uma advertência do Conselho.

O vídeo da ação foi retirado de todas as plataformas digitais da Skol, mas ainda dá para assistir ao vídeo do artista Simon Weckert, que, de acordo a cervejaria, foi inspiração para a ação. Em 2019, o Simon hackeou o Google Maps ao causar um congestionamento com celulares, instalados em um carrinho de mão, que passou pelas ruas.