Mídia

Soluções tecnológicas criadas em PE promovem o isolamento social

As aplicações foram desenvolvidas durante o Desafio Covid-19 - iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE).

A partir de agora, a população pernambucana conta com mais duas soluções tecnológicas capazes de apoiar no combate ao novo Coronavírus. São o Anjo Amigo e o Xô Corona

No primeiro, o usuário pode participar de forma voluntária de uma rede social colaborativa se conectando com os idosos para apoiá-los e protegê-los como um verdadeiro Anjo. Já o Xô Corona promove o isolamento social voluntário empregando ferramentas da economia comportamental e princípios de gamificação.

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

As aplicações foram desenvolvidas durante o Desafio Covid-19 – iniciativa de inovação aberta do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), do Porto Digital e da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE), que apoia o desenvolvimento de tecnologias para o combate à pandemia do novo Coronavírus.

Com o Xô Corona, é possível definir uma meta diária de horas em casa, compartilhá-la como um compromisso público nas redes sociais e também convidar amigos a entrarem no aplicativo e acompanharem o seu progresso. 

“A nossa ideia é estimular as pessoas a ficarem em casa voluntariamente. Existem algumas ferramentas da psicologia muito efetivas  focadas na mudança de comportamento das pessoas.”, disse o professor Alex Lopes, que participou da concepção do app.

Baixe aqui o aplicativo Xô Corona

“Utilizamos ferramentas da psicologia para estimular o empenho das pessoas com o isolamento social, que é a solução mais efetiva para prevenção ao novo Coronavírus. 

Os usuários do aplicativo podem comparar seu desempenho com a sua vizinhança e com seus amigos. Pode, ainda, compartilhar isso nas redes sociais e incentivar outras pessoas.”, reforçou Lopes Pereira. 

O Xô Corona pode ser baixado em celulares Android, e, em breve, estará disponível em versão para smartphones que usam o sistema IOS.

O Anjo Amigo se apresenta ao usuário como uma rede social colaborativa de apoio à pessoas em isolamento devido ao novo Coronavírus, com foco inicial no principal grupo de risco: pessoas com mais de 60 anos. 

A solução, que pode ser acessada no endereço: anjoamigo.com, promoverá entre os seus usuários, uma melhor conexão para a realização de diversas atividades essenciais ao enfrentamento das restrições impostas pela pandemia.

Acesse aqui o Anjo Amigo

“Além da conexão que fazemos entre idosos e outras pessoas, disponibilizamos um módulo de capacitação com aulas com especialistas, pois muita gente quer ser voluntário, mas não tem conhecimento sobre o assunto. Cada anjo pode cuidar de até três idosos, monitorando em tempo real as suas condições físicas e mentais. Não é só um serviço, mas uma relação de afeto.”, disse o professor da Universidade de Pernambuco (UPE) e coordenador-geral da Anjo Amigo, Genésio Gomes. 

Na plataforma, os anjos podem trocar informações entre si e compartilhar boas experiências.

O Anjo Amigo busca ainda promover a saúde física e mental das pessoas isoladas, apoiando-as a superar sentimentos de solidão e baixa autoestima. Isso é feito pelo monitoramento constante e em tempo real das condições de saúde física e mental dos idosos. 

“Nossa principal missão com essa solução é conectar e engajar pessoas. O idoso terá alguém que poderá zelar por ele, cuidando, monitorando sua saúde física e mental e que, também, poderá ajudar na promoção da inclusão digital desse idoso.”, disse Gomes.

“A tecnologia é a nossa grande aliada no combate à propagação do novo Coronavírus. Com o Anjo Amigo e o Xô Corona estamos fornecendo mais duas soluções que apoiam e ajudam o cidadão no isolamento social voluntário. O isolamento, inclusive, é a principal ferramenta de controle do processo de contágio. Com o Anjo Amigo será possível ajudar o grupo que mais precisa do nosso apoio durante essa pandemia, os idosos.”, afirmou o procurador-geral de Justiça de Pernambuco (PGJ-PE), Francisco Dirceu Barros.

“O ecossistema de inovação do Porto Digital tem um papel muito importante nesse enfrentamento ao Covid-19, com colaboração de startups, empresas, pesquisadores e entidades para pensar e criar soluções para superarmos este momento. O Xô Corona e o Anjo Amigo são fruto do Desafio Covid-19, e são ferramentas tecnológicas que podem auxiliar a sociedade pernambucana – e até de outros estados ou mesmo países – com uso de tecnologia para proteger as pessoas e garantir o bem-estar da população.”, disse o presidente do Porto Digital, Pierre Lucena.

Isolamento

Evitar aglomerações é uma das medidas preventivas de maior eficácia no combate ao novo Coronavírus. Essa recomendação ocorre porque a transmissão pelo vírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como espirro, tosse, gotículas de saliva, contato físico com pessoa infectada ou mesmo toque em objetos e superfícies contaminadas.

“A redução do contato físico é questão de primeira ordem quando o assunto é o novo coronavírus. Evitar as aglomerações e manter o isolamento é imprescindível para evitar o contágio e o contato com pessoas que possam estar contaminadas. A medida vale para cidadãos de qualquer faixa etária.”, destacou o secretário estadual de Saúde, André Longo.