A Copa do Mundo FIFA Catar 2022 terminou em 18/12, com a tão esperada final entre as seleções da Argentina e França. A partida cheia de emoção, em que o time argentino levantou a taça depois da disputa de pênaltis e conquistou o tricampeonato, gerou movimentação significativa nas redes sociais pelos apaixonados por futebol.
A Stilingue, plataforma brasileira de insights baseada em inteligência artificial, com o objetivo de entender a repercussão do tema, coletou e analisou as conversas no ambiente digital relacionadas ao assunto.
A Seleção Argentina teve a preferência na torcida entre os brasileiros e a França só ficou à frente, entre os internautas, nos momentos em que marcou, principalmente quando conseguiu o empate no final do tempo regulamentar, levando a partida para a prorrogação.
Ao todo, foram monitoradas 5,1 milhões de conversas no decorrer da Copa do Mundo do Catar, sendo que os dias em que o Brasil jogou foram os que mais geraram buzz na internet. Confira a seguir os principais insights sobre as finais do evento futebolístico do planeta com base na análise feita pela Stilingue de menções e hashtags:
Término da era Tite
O ex-técnico da Seleção Brasileira Masculina de Futebol alcançou 133 mil menções no decorrer da Copa do Mundo e terminou sua passagem pelo cargo com maioria de 62% de mensagens negativas, sendo que muitos torcedores colocaram a culpa pela derrota brasileira em algumas decisões feitas por ele, principalmente, na escolha dos batedores dos pênaltis das quartas de final.
Messi é o segundo jogador mais comentado, atrás de Neymar Júnior
Por outro lado, entre os craques das 32 seleções que participaram da Copa do Catar, o argentino foi o segundo mais comentado, com 237 mil menções ao seu nome, atrás apenas de Neymar.
Messi chegou a dizer que essa foi a sua última aparição em Copas e terminou com 12 gols, sendo dois deles apenas na final. Ser campeão do mundo era um grande sonho do jogador, uma vez que esse era um título ainda inédito em sua carreira e por isso, e também por sua genialidade, teve o apoio da torcida brasileira na disputa final.
Richarlison foi destaque da Seleção Brasileira entre os internautas
Já entre os 25 convocados do técnico Tite, além de Neymar, que foi o jogador mais mencionado da Copa, com 321k total de menções, os titulares do time também garantiram posições superiores no ranking de Social Listening, com destaque para Richarlison, que teve 88,9k total de menções e foi o artilheiro da seleção no Mundial, recebendo até elogios como autor dos gols mais bonitos da competição.
Consumo das transmissões
Os dados da pesquisa da Stilingue também revelam que, para assistir à Copa do Mundo, o telespectador ainda prefere o tradicional. A TV Globo teve 54,2k de menções, com narração de Galvão Bueno, que obteve 29,4k de menções.
Os canais tradicionais da Rede Globo, incluindo SporTV, alcançaram pico de volumetria no primeiro jogo da seleção, em 24/11 contra a Sérvia, enquanto os canais de Streaming, incluindo Youtube e Cazé, por exemplo, foram mais mencionados na partida dea 02/12, contra Camarões. A narradora Renata Silveira também se destacou com 5,1k de citações, atrás somente de Galvão Bueno.
Despedida de Galvão Bueno
Galvão Bueno, com 72 anos de idade e perto do fim de sua carreira como narrador esportivo, declarou que essa foi a última vez que narrou uma Copa do Mundo e esse foi um dos motivos para as mais de 7 mil menções ao seu nome no dia 18/12, data da final, que representam aproximadamente 25% das quase 30 mil citações relacionadas ao seu nome durante toda a Copa.
Budweiser é destaque entre marcas
Por fim, no ranking das marcas patrocinadoras do Mundial, as marcas de cerveja da Ambev foram as mais mencionadas em Social Listening. A Budweiser atingiu 89 mil citações apenas no dia 05 de dezembro, quando o Brasil enfrentou a Coreia do Sul, pela pelas oitavas de final da competição.
Ao todo, a marca atingiu 124 mil menções. Em segundo lugar a Brahma teve 36 mil menções e a Nike alcançou 6,5 de citações totais.