Com a pandemia de Covid-19 controlada e uma grande parcela da população vacinada, os eventos corporativos presenciais estão de volta.
Um deles é a SXSW (South by Southwest), um dos maiores eventos de inovação, tecnologia e marketing do planeta e foi encerrado no último domingo, no Texas, Estados Unidos.
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No decorrer dos nove dias da conferência, foram tratados temas como o famoso e polêmico metaverso, além do mundo dos games e a transformação que o mercado publicitário está vivendo com as redes sociais.
O-evento debateu e aprofundou muitos assuntos que estão em destaque e impactado o mercado tech e de marketing.
“Em tudo aquilo que consegui acompanhar, pois o evento é enorme, há um item (se é que posso chamar assim) comum em todas elas: as pessoas. A ideia de robôs, inteligência artificial, realidade aumentada, toda essa tecnologia que não para de se desenvolver, tem as pessoas no centro de tudo”, revela Nilio Portella, sócio-fundador da Mene & Portella.
O executivo compareceu na SXSW desde o dia 12/03. Na opinião dele, são as pessoas que consomem, compartilham, compram, denigrem ou elevam produtos e marcas.
“E são elas que definirão o incerto futuro do metaverso e outras tendências tecnológicas”, reforça.
Com isso, Portella lista cinco “lições” ou tendências do evento para ficar de olho em 2022.
Metaverso
Todos os especialistas que falaram sobre o tema concordaram em um ponto: ainda é muito cedo para entender qual será o impacto do metaverso na mídia e na vida das pessoas.
Alguns palestrantes, aliás, não enxergam no sonho de Mark Zuckerberg o mesmo sucesso que ele alcançou com o Facebook.
Marketing
Fake news foi um dos temas comentados quando foi tratado o papel das marcas e o futuro do marketing.
As marcas devem se posicionar de maneira pública sobre a disseminação de notícias falsas e tomar cuidado para que seus produtos não sejam mostrados em conteúdo que espalham desinformação.
Outro debate que chamou a atenção foi o crescimento das empresas de tecnologia no lugar das empresas de mídia “tradicionais”.
O investimento da Amazon em publicidade digital cresce muito rápido e já chega perto do Google e da Meta.
A regulação do setor também foi um assunto que os palestrantes tocaram, com preocupações sobre privacidade de dados, fake news e políticas antitruste.
Ainda foram debatidos os gastos da Disney e da Netflix em criação de conteúdo, que alcançam casa dos bilhões.
Essas empresas possuem novas estratégias de penetração de mercado, com a Disney disponibilizando as suas plataformas para anúncios e a Netflix entrando no mundo dos games.