Mídia

TIM atualiza teclado consciente contra o preconceito

Aplicativo criado pela operadora já alertava sobre o uso de termos racistas e agora reforça também a luta contra a LGBTfobia.

Um aplicativo que alerta os usuários sobre o uso de palavras e expressões discriminatórias em seu dia a dia, explica a origem e sugere substituições. 

É assim que funciona o Teclado Consciente TIM, que acaba de ser atualizado com a inclusão de termos LGBTfóbicos, como parte das iniciativas da operadora para o Mês do Orgulho LGBT.

Confira as últimas novidades sobre digital e tecnologia aqui.

Leia também: TIM cria teclado consciente contra o racismo.

A ferramenta foi lançada em novembro de 2020 com alertas sobre expressões com conotações racistas, como “denegrir”, “lista negra” ou “cor do pecado”.

Na nova versão – disponível gratuitamente para smartphones com sistemas operacionais iOS e Android – foram inseridas mais 500 palavras e frases LGBTfóbicas, aproximadamente. São exemplos “sapatão”, “baitola” e “traveco”, utilizadas de forma pejorativa para se referir a pessoas LGBTQIA+

O aplicativo foi criado para a TIM pela BETC Havas em parceria com a consultoria Vírgula.

“Tivemos-um time formado por pessoas LGBTQIA+ trabalhando nessa nova versão do Teclado Consciente, justamente para que todas as pessoas entendam que palavras e expressões discriminatórias, por mais que usadas de forma involuntária, podem machucar e alimentar o preconceito arraigado na sociedade.”, conta Ana Paula Castello Branco, diretora de Advertising e Brand Management da TIM

A executiva destaca que a tecnologia pode ser uma aliada da evolução social: “Queremos usar o alcance dos celulares e do nosso serviço para colaborar com a construção de uma sociedade mais inclusiva, um futuro sem preconceitos e onde as pessoas pratiquem a empatia.”

Para usar o teclado, não precisa ser cliente da operadora. Basta baixar o app na App Store ou Google Play. A atualização é automática para quem já fez o download da primeira versão. 

A ferramenta fica visível somente quando o usuário digita seus textos em redes sociais ou aplicativos de comunicação, por exemplo, e destaca as palavras e expressões consideradas inadequadas. 

Ao clicar em cima desses termos, o Teclado Consciente TIM explica porquê são considerados racistas e LGBTfóbicos e oferece opções para a sua substituição — tal como um corretor ortográfico social.

O lançamento da segunda versão do Teclado Consciente TIM e o patrocínio a #ParadaSPaoVivo, edição virtual da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo realizada no último domingo (06/06), marcam o início das ações programadas pela TIM para junho, celebrando o Dia Internacional do Orgulho LGBT (28/06). 

As cores da bandeira LGBTQIA+ já estão na logo da operadora em diversos canais e em painéis digitais, cordões de crachá e sacolas nas lojas TIM. 

Estão previstas iniciativas voltadas para o público interno e sociedade, como uma campanha nas redes sociais com o mote “amor é amor de todas as formas”, desenvolvida pela BETC Havas, com a participação de personalidades e influenciadores que dialogam com o tema.