Gilberto Gil, um dos grandes ícones da música popular brasileira, completou recentemente 80 anos de idade e 50 de carreira. Em tributo ao cantor, Kevin David, empreendedor e diretor criativo, recebeu o convite da Altafonte Brasil, uma das distribuidoras digitais independentes de maior crescimento no Brasil e no planeta, para fazer uma sessão de novas imagens que vão ser utilizadas em diversas ações no decorrer da comemoração ao GIL80.
Leia também: Chevrolet e Marco Luque recriam melhores histórias de perrengues de seguidores
A proposta criativa buscou como inspiração a música “A Linha e o Linho” e os elementos do ensaio simbolizam a imagem forte e ao mesmo tempo sensível de Gilberto Gil. Nas fotografias, o artista veste um figurino vermelho, o que faz com que a luz e o espaço físico interajam com o que existe entre tudo que o ele já colaborou em sua carreira.
O fundo branco é uma representação de uma viagem ou um sonho em que Gil é personagem principal.
“Eu-quis retratar a trajetória dos 80 anos como um sonho. O Gil é um artista muito ligado à singularidade. Por isso, pensei em elementos que representassem essa posição que ele ocupa hoje”, disse Kevin David.
O projeto ainda teve a contribuição de Daniel Jorge com a cadeira Tourinho, baseada em Minas Gerais e na Bahia. A partir do convite, Kevin viu a chance de convocar um time criativo preto e jovem do Rio de Janeiro, para ajudar a narrar essa história tão importante, incluindo Rafaela Pinah e Pedro Apolinário.
Pedro iniciou sua carreira na fotografia como fruto de uma vida em contato com diversas plataformas de criação visual, ao ter suas imagens naturalmente atraídas às pessoas. Já Rafaela Pinah é diretora de arte e stylist, e cria imagens através de manifestações culturais surgidas nas periferias do Rio de Janeiro e do mundo, procurando dar destaque à diversidade de cenários urbanos.
Kevin nasceu na periferia do Sapé, na Zona Oeste de São Paulo, é cofundador e um dos nomes por trás da MOOC, Movimento Observador Criativo. Ele já realizou projetos para marcas e artistas como Ambev, Coca-Cola, META, Tik Tok e Emicida.
Além de empresário, Kevin David atua como designer e diretor criativo, com um trabalho que potencializa vivências pretas e possui uma responsabilidade social com cultura e comunidade, auxiliando no processo de aceleração de acessos e oportunidades no mercado de trabalho para profissionais negros e LGBTQIAP+.
No momento, Kevin está fora do Brasil para concluir o curso de Imagem de Moda no Instituto Marangoni, em Milão, uma das maiores escolas de moda do planeta.