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TracyLocke e Etna se unem para pôr fim ao nome criado-mudo

A marca propõe uma nova nomenclatura para o móvel para combater o racismo.

A marca propõe uma nova nomenclatura para o móvel para combater o racismo.

No Dia da Consciência Negra, celebrado no dia 20, a Etna iniciou um movimento que visa abolir o termo criado-mudo do vocabulário dos brasileiros e das varejistas do segmento.

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Essa é uma iniciativa que propõe uma reflexão sobre a data. Historicamente batizado como “criado-mudo”, desde o tempo da escravidão, o móvel – um dos mais vendidos na maior rede varejista de decoração do Brasil – passará a ser chamado de “mesa de cabeceira”.

A mudança na Etna já está acontecendo de forma gradual, até que todas as lojas físicas e site da marca se adequem à comunicação.

Paralelo a isso, a Etna convida outras empresas do segmento para colocarem em desuso o termo. Os fornecedores da varejista também serão convidados a excluírem a nomenclatura racista das embalagens, manuais e notas fiscais.

A proposta é extinguir o nome e criar um impacto no mercado varejista. Para isso, a TracyLocke Brasil, agência global de shopper experience dos Grupos Omnicom/DDB e ABC criou uma campanha 360 e a hashtag #CriadoMudoNuncaMais para firmar esse compromisso.

“Pequenos gestos ajudam a transformar o mundo. Queremos mostrar com essa iniciativa que podemos, mesmo com fatos históricos, inspirar um pensamento e uma atitude diferente.”, explica o CCO da agência, Rodolfo Barreto.

Para que o movimento alcance ainda mais pessoas, um filme será veiculado no ambiente digital mostrando pessoas reais contando a origem do nome do móvel.

Elas foram convidadas a abrir a gaveta de uma mesa de cabeceira e ler uma carta. Ao terminarem, descobrem como algo que parece tão simples, mostra a realidade histórica sobre pessoas que foram escravizadas.

A ideia é que as pessoas repassem o conteúdo adiante para que a ação tenha ainda mais impacto e o termo racista seja, de fato, excluído do vocabulário dos brasileiros.

“Acreditamos que essa campanha pode contribuir para uma reflexão e motivar outros movimentos de mudança como esse.”, finaliza Karina Alfano, gerente-executiva da Etna.

Para que os clientes tenham acesso a esse contexto histórico e origem do tema, a marca criou uma página com informações completas.

Confira o vídeo da ação aqui.