Quando falamos que dá para fazer marketing com tudo, nós não estamos brincando. Juntos por 11 anos até então, a separação da cantora internacional Shakira e do ex-jogador do Barcelona Gerard Piqué movimentou as redes sociais.
O motivo do fim do relacionamento foi uma suposta traição do atleta, que foi descoberta pela artista através de um pote de geleia de morango. Depois de voltar de uma viagem de trabalho, Shakira percebeu que o pote estava quase no final, mas Piqué nunca foi fã da geleia, o que levantou as suspeitas da cantora.
O capítulo mais recente desta história foi a apresentação de Shakira em um canal de rap no YouTube, o Bizarrap, onde ela cantou uma música exclusiva chamada ‘Salpique’. Na letra há várias referências ao jogador, à amante, Clara Chía, e à toda situação envolvendo a infidelidade.
Em poucos dias, a música já ultrapassou a marca das 100 milhões de visualizações na plataforma e se tornou um sucesso total.
Assista:
Com isso, as marcas viram uma ótima oportunidade para interagir com a música, até aquelas que foram ‘zoadas’ pela cantora. Há trechos em que ela se considera uma Ferrari e um Rolex, marcas de luxo em seus segmentos, enquanto categoriza a amante como um Twingo ou um Casio, carro e relógio mais populares, respectivamente.
Além disso, grandes marcas de diversos setores, e que nem ao menos foram citadas, também surfaram na onda. Aparentemente, todos tiveram a mesma ideia: brincar com o nome da música ‘Salpique’, que é uma indireta clara para Piqué.
“Shakira fala de trocar um Rolex por um Casio. Casio imediatamente:”
“Para todos os tipos, como você. Sobe o volume!”
“Shakira, Biza, Casio e Twingo. Estão todos ganhando muito dinheiro. Viva o Marketing!”
“Burger King também fez! Esse tema Piqué e Shakira está forte”
Ao analisarmos as redes, conseguimos ver algumas ações bem interessantes e de formatos diversos, com o foco no digital. A forma com a qual as empresas interagem em suas mídias sempre foi importante, mas hoje se faz mais necessária do que nunca. Veja alguns desses formatos:
Meme marketing
O Hubspot, plataforma americana de software de marketing, vendas e atendimento ao cliente, define como “a prática que algumas empresas empregam, utilizando uma tendência atual de meme marketing na Internet. Estes podem estar em diferentes formatos tais como imagem, conjunto de texto, vídeo ou GIF. A sua abordagem é mais bem-humorada e muitas vezes torna-se viral nas redes sociais”.
Marketing viral
Esta é uma estratégia que utiliza os meios de comunicação existentes para promover um produto principalmente em várias plataformas. O seu nome refere-se à forma como os consumidores espalham informação sobre um produto com outras pessoas, da mesma forma que um vírus se espalha de uma pessoa para outra.
Marketing de ação-reação
A marca precisa se fazer presente e estar em todas as conversas. Aproveite eventos como este para poder interagir com o público e suas tendências. Resumindo, ser uma marca em tempo real: reagir à publicidade.
Marketing em tempo real
O nome já é claro. O setor de marketing das empresas precisa ser ágil para conseguir entrar no assunto o mais rápido possível. Na internet tudo é passageiro, então é preciso ser rápido e preciso em momentos assim.
No fim das contas, todos os nomes ficaram em alta após essa polêmica. Com a criatividade aliada às redes, as marcas podem alcançar milhões se atentas às tendências.